Voltar   

Preços internacionais de fibra longa caem

Indicadores | Indicadores de Preço | 01.04.2009




Em março de 2009, o preço médio da tonelada de celulose de fibra longa na Europa foi de US$ 577,95, o que representou queda de 35,6% em relação aos US$ 897,23 por tonelada obtidos em julho de 2008. No mercado norte-americano, a queda de preço de produto similar no mesmo período foi de 26,1%. Essas reduções são devidas à recessão que abateu os países desenvolvidos e à consequente desaceleração do crescimento nos países em desenvolvimento, que causaram significativa queda na demanda de celulose. Apesar dos ajustes da produção serem feitos via fechamento de fábricas menos lucrativas, em especial na América do Norte e na Europa, os estoques permaneceram em níveis elevados.

Em março esses estoques caíram, mas ainda são elevados diante da demanda internacional. Isto fez os preços em dólar, tanto da celulose de fibra longa (NBSK) quanto da fibra curta (BHKP), caírem em março, refletindo sobre o mercado doméstico.

A grande desvalorização do dólar frente ao euro no mês de março levou a cenários distintos no comportamento dos preços em euros versus os preços em dólar dos papéis de imprimir, escrever e de embalagem no mercado europeu. Os primeiros caíram em relação a fevereiro e os segundos aumentaram.

O mercado doméstico de celulose presenciou, em março, queda dos preços em dólar tanto da celulose de fibra curta do tipo úmida quanto da seca. Mas o mercado de papéis presenciou cenário misto. Os preços em reais dos papéis de embalagem da linha marrom e do cut size caíram, enquanto os preços dos papéis cartão e offset aumentaram. Isto demonstra cenários distintos de oferta e demanda para esses produtos.

Leia o artigo completo no arquivo PDF.

Carlos José Caetano Bacha
Professor Titular da ESALQ/USP