Voltar   

Benchmarking de indicadores de automação

Informes Institucionais | Informe Técnico | 01.05.2009




A adoção das ferramentas da qualidade total e dos sistemas de gestão baseados no Balanced Scorecard tornaram comum o uso de indicadores de desempenho nas empresas. A utilização de métricas é benéfica, por facilitar o estabelecimento de metas objetivas e por permitir que a eficácia das soluções escolhidas seja avaliada quantitativamente, o que resulta em maior competitividade e lucratividade.

Assim, a Comissão Técnica de Automação da ABTCP identificou a necessidade de contar com indicadores que permitissem comparar as características dos sistemas de instrumentação e automação instalados com os resultados obtidos pelas fábricas. Tais informações devem levar a maior qualidade nas decisões relativas aos investimentos em modernização ou para substituição dos sistemas existentes. Devido a dificuldade em encontrar métricas que atendessem essa necessidade, foram desenvolvidos alguns indicadores, como:

- Grau de utilização do modo automático
- Grau de atualização tecnológica
- Grau de obsolescência
- Índice de instrumentação analítica

A descrição completa da metodologia de cálculo dos indicadores padronizados, inclusive os não descritos neste trabalho, podem ser encontrados no site da ABTCP (www.abtcp.org.br / dados setoriais / benchmarking) ou da Bachmann & Associados.

Para exemplificar, seguem alguns resultados do estudo “Indicadores de Automação na Indústria de Celulose - Levantamento Preliminar”, com dados de 2007, conduzido em parceria pela Comissão Técnica de Automação e Controle de Processos da ABTCP e pela Bachmann & Associados, com o objetivo de fazer um teste prático das métricas. Do mesmo modo que nos relatórios fornecidos às empresas participantes e demais interessados, a origem dos dados foi mantida sob sigilo.

Referências

Dorian L. Bachmann, Ronaldo N. Ribeiro
Benchmarking de indicadores de automação na indústria de celulose
Benchmarking of automation indicators in the pulp industry
O PAPEL - maio 2009
Bachmann & Associados Ltda. – Rua Desembargador Motta, 1499 − conj. 501 − Batel − 80420-190 − Curitiba (PR)
Celulose Nipo-Brasileira S.A. - Coordinator of the Technical Commission on Automation and Process Control of ABTCP Email: ronaldo.ribeiro@cenibra.com.br


Leia o artigo completo no arquivo PDF.