Voltar   

Trabalho da Embrapa é 1º lugar em conferência mundial

Educação e Carreiras | Carreiras | 28.02.2013




O analista do Laboratório de Microbiologia dos Solos da Embrapa Tabuleiros Costeiros (Aracaju, SE), José Guedes de Sena Filho (foto), acaba de ser agraciado com o 1º lugar na categoria Pôster durante o 2º Congresso Mundial de Biotecnologia, realizado de 18 a 21 de fevereiro em Dubai, nos Emirados Árabes Unidos.

Intitulado ‘Potential biofuel compounds and novel triterpene from a Phomopsis sp. Isolate’, o trabalho tem foco na produção de biocombustíveis a partir de microorganismos, buscando indentificar fungos endofíticos (que vivem na parte interna das plantas) capazes de gerar Compostos Orgânicos Voláteis (VOC, sigla em inglês). Um dos fungos isolados no estudo produziu moléculas da mesma classe das utilizadas em aditivos para gasolina.

Outra descoberta relevante da pesquisa foi a identificação de um triterpeno novo na extração de diclorometano. O sequenciamento do rDNA aponta para um isolado do gênero Phomopsis. O próximo passo foi o sequenciamento completo do genoma para identificar a base genética de produção dessas moléculas de modo que se possa, com auxílio da engenharia, aplicá-las à produção.

Guedes divide a autoria com os pesquisadores Jeff Shaw, Dan Spakowicz e Scott Strobel, do laboratório Strobel, do Departamento de Bioquímica e Biofísica Molecular da Universidade de Yale, uma das mais conceituadas dos Estados Unidos e do mundo, onde o analista da Embrapa cumpre programa de pós-doutorado desde abril de 2012.

Fonte: Embrapa Tabuleiros Costeiros (Aracaju, SE)