Voltar   

Cinética do estágio Ep no branqueamento ECF

Artigos Técnicos | Artigo Técnico | 01.06.2009




Autores: Claudia Marcela Mendez
Maria CristinaArea

Resumo
É objetivo do branqueamento eliminar os grupos responsáveis pela cor das polpas. Esses grupos cromóforos são eliminados ou transformados por meio de reações químicas. Nos estágios alcalinos reforçados com peróxido de hidrogênio a reação se realiza entre os grupos cromóforos e o ânion perhidroxila (HOO-).

Neste trabalho foi estudada a cinética do estágio Ep no branqueamento de uma polpa kraft de pinho, com sequência de branqueamento: DE0D1EpD2. Foram utilizadas amostras industriais coletadas ao final do estágio D1, A simulação do branqueamento do estágio Ep foi feita em laboratório. As condições de trabalho foram: temperaturas entre 68,3ºC e 93,7ºC, concentrações iniciais de H2O2¬ entre 0,11% sobre polpa a.s. (absolutamente seca) e 0,39% sobre polpa a.s., e relação de NaOH% sobre polpa a.s. / H2O2% sobre polpa a.s. igual a 3, com o objetivo de se manter a alcalinidade. Em todas as amostras foi aplicado como quelante 0,025% sobre polpa a.s. de DTPMPA, isso para evitar reações de decomposição do peróxido de hidrogênio catalisadas pela presença de íons metálicos. Nos licores de branqueamento foram medidos pH e peróxido de hidrogênio consumido após 5, 10, 20, 45, 90, 180 e 240 minutos de reação. Ao mesmo tempo, foram medidas as alvuras e os coeficientes de absorção de luz nas polpas.

Os resultados indicam que a cinética é complexa, sendo observadas duas fases, como mínimo, no estágio Ep do processo de branqueamento (a primeira mais rápida que a segunda). A primeira fase pode ser considerada de primeira ordem relativamente à concentração de cromóforos. Para uma dada concentração de peróxido de hidrogênio inicial (0,15% sobre polpa a.s. e 0,25% sobre polpa a.s.) o valor da constante de velocidade aumenta com a temperatura. As reações concorrentes, de decomposição do peróxido de hidrogênio, se fazem mais importantes quando a temperaturas elevadas.

Referências

Claudia Marcela Méndez, Maria Cristina Área
Cinética do estágio Ep no branqueamento ECF de polpas kraft
Kinetics of Ep stage in kraft pulp ECF bleaching
O PAPEL vol. 70, num. 06, pp. 48-56 JUN 2009


Leia o artigo completo no arquivo PDF.