Voltar   

Bracelpa Online

Informes Institucionais | Bracelpa Online | 05.03.2013




 

 

BRACELPA Online  |  ed. 156  |  28 de fevereiro de 2013


Código Florestal

A Ministra do Meio Ambiente, Izabella Teixeira, e o Secretário do Meio Ambiente de São Paulo, Bruno Covas, assinaram na quarta-feira (20/2) acordo de cooperação visando à realização de ações conjuntas para implementação do Cadastro Ambiental Rural (CAR), previsto pelo novo Código Florestal. No evento, que reuniu representantes do setor produtivo, como a Bracelpa, Izabella Teixeira enfatizou a importância do diálogo entre o Ministério e os órgãos responsáveis pelo CAR. Garantiu que todos os recursos, como imagens de satélite, serão oferecidos para possibilitar um trabalho eficiente. Segundo ela, o CAR, ao promover a gestão ambiental, econômica e social, levará a ações calcadas no desenvolvimento tecnológico para se entender a real necessidade de restauração, produção de mudas, etc. A expectativa é que cerca de 330 mil propriedades agrícolas do Estado sejam mapeadas.

Certificação Florestal

A Bracelpa divulgou na semana passada a 8ª edição do boletim BR Pulp & Paper News, produzido em inglês e distribuído para públicos de interesse do setor, nacional e internacionalmente. A edição destaca a história da certificação florestal e dos principais sistemas de certificação do Brasil, como FSC e PEFC. Traz também depoimento das empresas do setor sobre a importância dos selos.

Bracelpa na Mídia

Novas medidas para combater o desvio de papel imune foram tema de matéria publicada no Valor Econômico, de sexta-feira, 22/2, com entrevista de Elizabeth de Carvalhaes, presidente executiva da Bracelpa.

As conquistas do setor em 2012 foram tema do artigo da revista O Papel de fevereiro, assinado por Elizabeth de Carvalhaes. Confira aqui na íntegra.

Também em fevereiro, a edição do boletim FSC Brasil trouxe artigo de Elizabeth de Carvalhaes sobre a importância da conscientização e valorização das certificações florestais.

Serviços Ambientais

A 4ª Conferência Anual Pagamento por Serviços Ambientais: o Marco Regulatório dos Serviços Ambientais ocorre no dia 12/3, em São Paulo. Promovida pela VIEX Américas desde 2009, o evento reúne anualmente mais de cem especialistas, investidores e representantes governamentais para discutir os caminhos de implementação de políticas públicas e oportunidades de negócios. Informações e inscrições aqui.

Consumo de combustível

A Fibria desenvolveu o Projeto de Redução de Consumo de Combustível nas operações de colheita de madeira na sua Unidade Aracruz (ES/BA/MG), em parceria com a Komatsu Forest. A iniciativa diminui gastos com combustíveis por meio de melhorias nos motores das colheitadeiras (harvesters) e já reduziu em 12% o consumo de diesel e em 20% a emissão de poluentes.

Logística Agrícola

A necessidade de votar os novos marcos regulatórios que modernizariam a logística brasileira, particularmente a Medida Provisória (MP) dos Portos, é tema de artigo de Marcos Jank, especialista em Agronegócio e Bioenergia, publicado esta semana no jornal O Estado de S. Paulo. Confira.

Tecnologias em Biomassa

O desempenho produtivo e econômico de vários tipos de biomassa e tecnologias inovadoras para otimizar todo o potencial energético dessas matérias-primas na produção de energia e biocombustíveis. Esses serão os temas principais da 5ª Conferência de Novas Tecnologias em Biomassa, em São Paulo, nos dias 19 e 20/3. Para informações e inscrições acesse o site da Página Sustentável.

Chamada de Trabalhos

Está aberta a chamada de trabalhos para o 46º Congresso e Exposição Internacional de Celulose e Papel, promovido pela Associação Brasileira Técnica de Celulose e Papel (ABTCP). Até 2/4 os interessados poderão enviar trabalhos com o tema “Tecnologias Limpas e Ecoficiência”. A aceitação dos trabalhos ocorrerá em junho. Este ano, o Congresso será realizado no Transamérica Expo Center, em São Paulo, de 8 a 10/10. Mais informações sobre o envio de trabalhos no site.

Direito e Agronegócio

O agronegócio da visão dos tribunais superiores. Este é o tema do II Congresso Nacional promovido pelo Instituto Brasileiro de Direito Empresarial e pela Academia Paulista de Magistrados, no dia 1º de março, em São Paulo. Entre os temas estão O Agronegócio e o Mercado de Capitais, Inovação do Código Florestal e Segurança Jurídica dos Contratos. Para inscrever-se e obter mais informações, escreva para agronegocio@ibrademp.org.br.

Campanha de Combate à Dengue

O Ministério da Saúde lançou campanha nacional de combate à dengue. Embora os casos no País tenham diminuído 64%, a participação da população é fundamental para identificar e eliminar os focos do mosquito transmissor. A campanha alerta para ações simples, como falar com familiares e amigos para eliminar recipientes que acumulam água e ter sempre à mão o telefone 136, Disque-Saúde, que comunica os órgãos responsáveis de cada município. Mais informações acesse saude.gov.br.

Bracelpa Online é um boletim quinzenal da Associação Brasileira de Celulose e Papel - BRACELPA
Rua Olimpíadas, 66 - 9º andar - São Paulo/SP - 04551-000 Tel: (11) 3018-7803 -  www.bracelpa.org.br
Contato: faleconosco@bracelpa.org.br