Voltar   

BRACELPA Online

Informes Institucionais | Boletim | 01.04.2013




Boas Práticas

A página “Boas Práticas”, no site da Bracelpa, já reúne 12 projetos de sete empresas associadas, que relatam suas ações de sustentabilidade. São iniciativas que alcançaram resultados expressivos junto à comunidade em áreas diversas, como educação, qualidade de vida, meio ambiente, logística, entre outras. Este novo canal para divulgação de práticas socialmente sustentáveis está disponível para todas as associadas. Confira aqui os cases já publicados.

Radiografia do setor

O cenário atual, as perspectivas de crescimento e as oportunidades de negócios do setor florestal foram tema da “6ª Timberland Investing Latin America”, realizada na semana passada em São Paulo. O evento reuniu empresas do setor, entidades, como a Bracelpa, fundos de investimento, representantes do governo e bancos. Eles debateram, entre outros temas, a restrição à aquisição de terras por estrangeiros, as tendências de primarização da atividade florestal, apresentadas por José Totti, diretor Florestal da Klabin; e as dificuldades de acesso à mão de obra, enfatizadas por Germano Vieira, diretor Florestal da Eldorado. Essas questões foram consideradas entraves que dificultam e intimidam investimentos na região.

Balanço Positivo

Por outro lado, o potencial de crescimento do setor, as perspectivas de aumento da demanda mundial por produtos de base florestal e o desenvolvimento do mercado interno foram apontados como características de grande atratividade a investidores, nos diversos segmentos de base florestal plantada. Darli Dorsa, representante do Ministério da Agricultura, enfatizou que o setor florestal tem capacidade e terá incentivos para se tornar superavitário e expandir, na mesma linha de outras culturas agrícolas brasileiras.

Comunicação do Setor

Para celebrar o Dia Internacional das Florestas, 21 de março, a Bracelpa criou e distribuiu um e-mail marketing em Português e Inglês para seus públicos de interesse, destacando a sustentabilidade das florestas plantadas brasileiras. Além disso, foi produzido um boletim de rádio, tendo a Associação como fonte, que foi retransmitido por cerca de 300 emissoras na última quinta-feira.

Outra novidade na área de Comunicação são os botões de “Recomendar” no Facebook, incluídos nos conteúdos do site da Bracelpa. Todos os visitantes do portal que tenham perfil nesta rede social podem, agora, recomendar, comentar e compartilhar as páginas sobre as atividades do setor com seus amigos virtuais.

Indicadores GRI

Representantes das empresas associadas e da Bracelpa participaram na semana passada da Pré-Conferência do GRI, realizada em São Paulo. Entre os temas apresentados no evento, destacaram-se o sistema que facilitará e agilizará a coleta e consulta das informações do relatório de sustentabilidade (XBRL), materialidade e o relato integrado de boas práticas, além de informações atualizadas sobre a nova geração de indicadores, conhecida como G4. Em maio, o GRI promoverá uma conferência internacional para discutir tendências na comunicação da sustentabilidade.

GRI 2012 da Fibria

Foi publicado o Relatório GRI de 2012 da Fibria, que segue as Diretrizes para Relatórios de Sustentabilidade da Global Reporting Initiative (GRI). A publicação foi submetida à verificação externa do Bureau Veritas Certification e tem nível de aplicação A+ da GRI G3.1. Também estão disponíveis para download o Relatório da Administração e as Demonstrações Financeiras de 2012 da empresa. O Relatório de Sustentabilidade da Fibria, com foco nas questões mais relevantes para o futuro da empresa, será lançado em abril.

Promoção do Esporte, Cultura e Lazer

A Celulose Irani firmou parceira com a prefeitura de Balneário Pinhal, no Rio Grande do Sul, para promoção do esporte, cultura e lazer no município. O acordo beneficiará mais de 100 crianças e adolescentes, que realizarão atividades desenvolvidas pelos profissionais do SESI na região. As atividades começaram na segunda quinzena de março e a Irani participa com profissionais, material esportivo, uniformes e lanches em dois grandes programas em 2013: o Atleta do Futuro e as Oficinas Culturais do SESI Lazer, no Distrito do Túnel Verde. A Prefeitura de Balneário Pinhal fica responsável pelo transporte dos participantes e logística das atividades.

Atuação social

A Arjowiggins recebeu o troféu Destaque Taperá de Responsabilidade Social, entregue pelo Prefeito Juvenil Cirelli, da Estância Turística de Salto, município sede da empresa. O evento foi organizado pelo Jornal Taperá com o objetivo de destacar empresas, entidades e pessoas que atuaram de forma relevante em doze diferentes categorias, todos indicados por jornalistas. A Arjowiggins foi premiada por promover cerca de 30 eventos culturais gratuitos, atingindo mais de 7 mil pessoas.

Engenharia Brasil – Alemanha

O III Simpósio Internacional - Excelência em Produção: Novos Materiais & Novos Processos será realizado dia 23 de maio, em São Paulo. O evento apresentará processos modernos de produção, com foco na tecnologia aplicada na Alemanha e no Brasil. A implementação da fibra de carbono no setor automotivo e aeroespacial será um dos destaques. Mais informações no site da Associação de Engenheiros Brasil – Alemanha.

Desafio Natura

Foi lançado na semana passada o Desafio Natura Campus Embalagens Flexíveis, que busca soluções para viabilizar tecnicamente a reciclagem de embalagem flexível, do tipo stand-up pouch pós-consumo, e desenvolver propostas para a evolução dessa embalagem, mantendo seus pontos positivos.

A primeira fase será dedicada às soluções para reciclagem e, na segunda, o foco será o desenvolvimento de projetos para evolução da embalagem. A melhor proposta de cada fase do desafio participará do ISWA World Congress, maior congresso internacional sobre reciclagem de lixo sólido, que será realizado em outubro, em Viena, na Áustria, e o Sustainable Packaging Forum, em setembro. Prazos e detalhes de cada fase do projeto estão no Portal Natura Campus.

Prêmio Fundação Bunge

A 58ª edição do Prêmio Fundação Bunge vai contemplar pesquisadores e trabalhos dedicados à Crítica Literária, aos Recursos Hídricos e à Agricultura. O objetivo é reconhecer o trabalho de cientistas brasileiros que contribuíram para a evolução da ciência, por meio da categoria Vida e Obra, e estimular jovens talentos na categoria Juventude (até 35 anos). Até hoje, o prêmio já destacou 171 brasileiros, entre eles os arquitetos Lúcio Costa e Oscar Niemeyer, o jurista Miguel Reale e o escritor Marcelo Rubens Paiva. Universidades e entidades voltadas à pesquisa e ao estudo acadêmico podem indicar seus candidatos até 30 de maio. Mais informações

aqui.