Voltar   

ABB nomeia Ulrich Spiesshofer como CEO

Educação e Carreiras | Carreiras | 12.07.2013




O Conselho de Administração da ABB indicou, por unanimidade, Ulrich Spiesshofer, responsável pela divisão de Discrete Automation and Motion (DM), como novo CEO. Ele irá suceder Joe Hogan nessa posição , numa transição tranquila, e assumirá em 15 de setembro de 2013. Hogan continuará na ABB por alguns meses, como Conselheiro Sênior do Board.
 
Spiesshofer juntou-se ao Comitê Executivo da ABB em 2005, e foi nomeado responsável pelo DM em 2009. Ele duplicou o faturamento da divisão de forma orgânica e inorgânica, e conduziu a integração da Baldor – maior aquisição já feita pela ABB. Aumentou as margens de lucro conduzido pela transformação dos negócios da Robótica, bem como o crescimento da lucratividade e uma implacável execução nas atividades de drives e motores. "A ABB desenvolveu um forte banco de talentos: estou extremamente satisfeito que o novo CEO venha de dentro da empresa, traga um histórico sólido e um profundo conhecimento do portfólio", disse o Chairman da ABB Hubertus von Grünberg. "Ulrich tem sido uma força fundamental na definição e implementação da estratégia da ABB, e a integração da Baldor destaca-se como um ponto de referência de grandes aquisições bem-sucedidas."
Spiesshofer iniciou também outras atividades de expansão de negócios no DM com base no crescimento orgânico e aquisições. Elas ajudaram o DM a crescer mais rapidamente do que o mercado, expandindo-se para novas áreas de negócio, como e-mobility, e fontes de alimentação ininterrupta (UPS), de modo a equilibrar melhor geograficamente o negócio. A aquisição planejada da Power-One transformou a ABB em líder global no fornecimento de inversores solares. Oportunamente, será anunciado um sucessor para sua posição na divisão do DM.
 
Joe Hogan, CEO, disse: "Ulrich desenvolveu um excelente trabalho no DM, com base em sólidos conhecimentos e na experiência adquirida em muitos anos de sucesso dentro e fora da ABB. Com sua forte contribuição e a colaboração da equipe orientada, a nossa estratégia de médio prazo tem feito grandes progressos."
Antes de assumir o DM, Ulrich foi membro do Comitê Executivo para o Desenvolvimento Corporativo, liderando o desenvolvimento e implementação da estratégia nos negócios de energia e automação, em colaboração com todos os times da ABB. Isto inclui um roadmap para fusões e aquisições e a formação de uma venture de tecnologia da ABB. Ele fortaleceu a excelência operacional e processos de aquisição, estabelecendo as bases para programas de redução de custos, que têm sido executados nos últimos anos de crise econômica global.
 
"Estou animado com a oportunidade de conduzir a ABB e servir os nossos clientes, visando dar continuidade ao sucesso de Joe", disse Spiesshofer. "Estou ansioso para continuar o trabalho com todos os meus colegas do Comitê Executivo e de toda a equipe ABB. Juntos, vamos continuar a impulsionar o crescimento rentável e a execução”.
Antes de ingressar na ABB, Spiesshofer passou três anos na Roland Berger Strategy Consultants e 11 anos na A.T.  Kearney, consultoria de gestão, onde montou empresas de consultoria bem sucedidas em setores, incluindo petróleo e gás, concessionárias, telecomunicações e automotiva, na Europa, na Ásia e nas Américas. Ele tem mestrado em Administração de Empresas e Engenharia, e doutorado em Economia, ambos da Universidade de Stuttgart, na Alemanha.

Fonte: ABB