Voltar   

1.ª Semana do Papel e Celulose de Três Lagoas - ABTCP

Notícias | Notícias | 15.08.2013




A 1ª Semana de Celulose e Papel realizada pela ABTCP não poderia ter sido mais especial. Realizado entre os dias 30 de julho a 1º de agosto, no município de Três Lagoas (MS), a capital mundial da celulose, o evento reuniu mais de 1000 participantes que tiveram a oportunidade de atualizar os seus conhecimentos, trocar informações e ficar por dentro de novas tecnologias que envolvem a cadeia produtiva.

Superando as expectativas da equipe, a semana intensa de atividades foi ganhando novas proporções a cada dia, com muitas inscrições realizadas pouco antes das palestras iniciarem. Como definiu o gerente técnico da associação Claudio Chiari durante uma de suas entrevistas, ter expandido a área de atuação da ABTCP tornou-se um “problema bom”. Chiari explica que foi possível identificar novas demandas para essa região, mas que ainda serão analisadas quanto à sua viabilidade. Uma delas seria levar o tradicional curso de pós-graduação para Três Lagoas. Enquanto isso não acontece, ele adiantou que ainda neste ano a região receberá mais um evento da ABTCP: Encontro de Operadores.

A equipe que se deslocou para cuidar da organização do evento destacou que o sucesso da Semana de Celulose e Papel só foi possível por conta do apoio contínuo recebido pelo SENAI que inscreveu os alunos dos cursos relacionados com o setor para participarem do evento. “A diversidade do público, entre gerentes, supervisores, coordenadores, colaboradores e estudantes demonstrou que a abrangência dos assuntos, escolhidos e selecionados criteriosamente, conseguiu atender a todos”, comenta o gerente técnico. Para definir o programa, a equipe esteve em Três Lagoas no mês de março deste ano para identificar os assuntos mais relevantes para o evento com os profissionais deste setor.

Reflexo desse trabalho, os players que ali se instalaram entre eles Eldorado Brasil, International Paper e Fibria, também compareceram com seus colaboradores em massa e alguns de seus profissionais também ministraram palestras no evento, inclusive, para falar sobre a importância da região para o desenvolvimento do setor. A prefeitura do município também apoiou a 1ª Semana de Celulose e Papel com uma apresentação da Prefeita Dra.  Márcia Moura na abertura do evento falando sobre o “Desenvolvimento e novos projetos de Três Lagoas”.

Vale destacar que, embora realizado no período noturno, durante o dia foi realizado um treinamento específico de manutenção em parceria com a NSK para atender aos alunos de celulose e papel do SENAI.

 

Após todo esse trabalho, não restam dúvidas que a 2ª Semana de Celulose e Papel acontecerá, não é mesmo?!

 

Confira abaixo os depoimentos de quem participou da 1ª Semana de Celulose e Papel de Três Lagoas

 

“Sem dúvidas um evento como este vem ao encontro da atual realidade de Três Lagoas, que recentemente recebeu o título de Capital Mundial da Celulose, e proporciona às pessoas que trabalham diretamente neste setor uma oportunidade de reciclar conhecimentos e se relacionar com profissionais. Para os estudantes é uma oportunidade de ter acesso a conhecimentos que futuramente colocarão em prática.”

Renato Ottoni, Fibria, Unidade Três Lagoas

 

“Um evento como o promovido pela ABTCP é um excelente momento para as empresas apresentarem à comunidade curiosidades das fábricas, explicar sobre seu processo produtivo e, mais do que isto, ter a oportunidade de levar informações e esclarecer dúvidas sobre nosso negócio. Para a International Paper, a capacitação técnica é um importante passo para o crescimento profissional. Outro ponto fundamental é a divulgação do segmento na região, fortalecendo-a e consequentemente, levando oportunidades para profissionais que estão entrando no mercado de trabalho.”

Marcelo Nale, International Paper, Três Lagoas

 

“Gostaria de parabenizar a ABTCP pela iniciativa de trazer eventos como este próximo a um dos principais polos de celulose do mundo. Os participantes demonstraram grande interesse em entender mais e discutir os temas propostos. Ações como esta multiplicam a cultura de celulose na região e promovem a aproximação de fábricas do setor. Em especial, eventos como este divulgam informações importantes do setor, possibilitam debates técnicos, deste modo, alavancando o conhecimento dos profissionais que trabalham e que no futuro poderão trabalhar nas empresas instaladas na região.”

Guilherme Araújo, Eldorado Brasil, Três Lagoas