No dia 27 de novembro último, o prefeito Paulo Tokuzumi apresentou o
projeto ViaMar - Complexo Multimodal, produzido pela Contern, que
integra uma rodovia de conexão do trecho Leste do Rodoanel com o Porto
de Santos e o litoral Norte. Serão apenas 36 km de rodovia. O trajeto
parte de uma grande ligação entre o grande anel viário do Estado, a
Estrada dos Fernandes, em Suzano e a Rodovia Índio-Tibiriçá. O projeto
prevê a construção de plataformas logísticas em pontos estratégicos, que
deverão reunir um conjunto de recursos, sistemas e operações para fazer
o transbordo de cargas com agilidade e notável eficiência. Com isso,
Suzano será o maior centro logístico da América Latina.
Durante a
coletiva, Tokuzumi explicou que a rodovia, composta por túneis e
viadutos de extremo rigor técnico, terá condições associadas para operar
diferentes meios de transporte, dando ênfase aos veículos de carga e
posteriormente de trilhos. Os processos de construção dessa nova estrada
serão inovadores, porque é preciso garantir a viabilidade técnica e
equilíbrio ambiental em uma região extremamente complexa da Serra do
Mar.
Ao interligar as principais rodovias que chegam à capital, o
Rodoanel Mário Covas é essencial para o sistema de logística de
transportes do Estado e do Brasil. A nova rodovia terá enquadramento
classe zero, com duas pistas de três faixas de trânsito por sentido e
velocidade diretriz de 120 km/h. Na baixada, ela cruzará a Rodovia
Cônego Domenico Rangone, próxima ao acesso à Ilha Barnabé. Seguirá ao
núvel do solo até entrar em um túnel submerso que atravessará o canal do
porto e fará a ligação com a avenida portuária. No canal de Santos,
engenharia e engenhosidade se completam na construção do túnel submerso
com o uso de tuneladoras, e de pontes e viadutos com sistemas
sustentáveis.
“No início da construção do trecho Leste do
Rodoanel, a alça de acesso à Suzano estava projetada para ser construída
em um local totalmente inviável para a mobilidade urbana do município.
Após conversas com os prefeitos de Ribeirão Pires, Santos e Guarujá,
conseguimos alterar as entradas e saídas do Rodoanel na região e
posteriormente pensamos em uma alternativa fundamental para o escoamento
dos veículos que congestionam São Paulo sentido o Porto de Santos”,
argumentou o prefeito. “Pensamos em inúmeras formas de suprir essa
demanda e chegamos a conclusão de que a saída mais viável é a construção
dessa rodovia que liga Suzano ao Porto de Santos. Estamos em um local
privilegiado”, frisou.
Plataformas
O projeto prevê três
plataformas logísticas para potencializarem a via como referência na
América Latina e uma delas ficará em Suzano. A Plataforma Nava terá
acesso pelo Rodoanel e uma estrutura única no país contendo pátio para
estacionamento de caminhões, com conveniências para caminhoneiros e
postos de abastecimento e manutenção; áreas para carga, descarga e
armazenagem de mercadorias; suporte alfandegário; condomínio industrial
para instalações como depósitos frigoríficos, tanques de estoque e
silos, além de edifícios comerciais com uma ampla rede de apoio. A
Plataforma de Suzano irá organizar e controlar o transporte de cargas
entre o planalto paulista e a Baixada Santista. Caminhões poderão
descarregar e receber novas cargas sem a necessidade de ir até o Porto
de Santos. Em uma segunda etapa, a Plataforma Nava poderá operar um
terminal férreo com equipamentos de última geração para transferência
modal.
Tokuzumi finalizou reforçando que o projeto ViaMar é a
melhor saída para o enfrentamento dos problemas logísticos do Estado.
“Tenho absoluta certeza de que Suzano será a melhor esquina do Brasil. O
projeto dessa rodovia coloca a cidade no rumo do desenvolvimento
econômico e o governo do Estado está apreciando minuciosamente a
proposta que é absolutamente necessária. Estamos muito esperançosos para
que esse projeto seja realizado e toda a região apoiará no que for
necessário”, concluiu. Estudos preliminares mostram que a obra está
orçada em aproximadamente R$ 8 bilhões e que seria necessário também
Parcerias Público Privadas (PPP) para a conclusão da rodovia e demais
obras paralelas.
Fonte: Secretaria de Comunicação Institucional (SECOI)