Voltar   

Unidade de Embalagem da IRANI conquista ISO 14001

ABTCP 2014 | | 02.12.2013




A Unidade de Embalagem da Celulose Irani em Indaiatuba, interior de São Paulo, acaba de conquistar a ISO 14001 para o Sistema de Gestão Ambiental (SGA) da empresa. A certificação foi possível com a total adequação do processo produtivo à legislação ambiental, a prevenção à poluição, gerenciamento de resíduos sólidos, efluentes líquidos e emissões gasosas.
 
Os processos, documentos e controles da planta industrial da IRANI foram analisados por auditores do BRTUV, órgão certificador credenciado pelo Inmetro. Após constatarem que todos os critérios estavam em conformidade com a norma, a Empresa teve a certificação recomendada no dia 13 de novembro deste ano.
 
O processo para a certificação teve início há dois anos com o treinamento dos colaboradores diretamente envolvidos com o SGA e adequações na estrutura da unidade. Na etapa seguinte foram implantados todos os procedimentos exigidos pela norma e, por fim, todos os colaboradores, incluindo os terceiros, receberam o treinamento para adequação à nova estrutura da gestão ambiental da unidade.
 
Para Leandro Farina, gerente de gestão para excelência da Celulose Irani, esse certificado atesta, mais uma vez, as boas práticas de responsabilidade socioambiental assumidas pela empresa. “Além de contribuir com o equilíbrio ambiental e a qualidade de vida da população, a IRANI obtém um considerável diferencial competitivo e fortalece sua ação e imagem no mercado”, diz.
 
Conquistas futuras – O desafio agora é obter a certificação para as demais unidades de papel e embalagem da Celulose Irani pela norma ISO 14001. As unidades já são certificadas pelas normas ISO 9001, FSC manejo florestal e cadeia de custódia e ISO 14064.

Fonte: Celulose Irani