Voltar   

Suzano avança no comissionamento da nova unidade

Notícias | Notícias | 02.12.2013




A Suzano Papel e Celulose iniciou os testes do pátio de madeira e realizou o teste hidrostático do digestor da nova unidade Imperatriz, no Maranhão. Importante marco na montagem, o teste hidrostático avalia a soldagem do equipamento. Para isso, o digestor foi alimentado com água e pressurizado a 11 bar (unidade de pressão) no topo, com o objetivo de verificar potenciais vazamentos ou fragilidades e a resistência do equipamento. O teste foi bem sucedido e a próxima etapa é continuar o comissionamento.

O digestor é um vaso que trabalha sob pressão. É nele que a madeira passa pelo processo de cozimento, com a separação das fibras de celulose. O digestor da unidade Imperatriz tem capacidade para processar madeira para produção de 4.750 toneladas de celulose branqueada (ADtB) por dia.
 
A Suzano iniciou também os testes do pátio de madeira na unidade Imperatriz, no Maranhão, incluindo transporte de madeira, descarregamento utilizando as gruas fixas e móveis, lavagem das toras, picagem de toras e a armazenagem de cavacos de biomassa. A nova unidade possui três linhas de picagem com capacidade de processar 420 m³/h de madeira por linha. Por enquanto, os testes incluem a primeira delas. Os cavacos ficarão armazenados e disponíveis para serem usados na operação da caldeira de biomassa.
O início da operação da nova fábrica está previsto para o quarto trimestre deste ano. A planta tem capacidade de produção de 1,5 milhão de toneladas de celulose, produção que atenderá, prioritariamente, os mercados europeu e norte-americano. O investimento industrial é de US$ 2,4 bilhões.

Fonte: Suzano Papel e Celulose S/A

Confira na edição de janeiro da revista O Papel, a matéria completa sobre o projeto