Voltar   

A ESTRATÉGIA E A “CRISE ECONÔMICA”

Artigos Assinados | Coluna Estratégia & Gestão | 30.09.2015




A ABTCP, editora da revista O Papel, entre outras publicações, vem mês a mês em 2015 estabelecendo parcerias com profissionais e instituições de credibilidade, para trazer aos leitores informações relevantes sobre desempenho de produção, vendas e preços do setor de base florestal.
Nesta edição, temos a honra de apresentar a nova coluna Estratégia&Gestão, dedicada a veicular periodicamente análises sobre economia com foco em celulose/papel e seus ativos florestais, passando por preços de madeira utilizada por esta indústria, como pínus e eucalipto, para oferecer dados importantes à tomada de decisões e planejamento das empresas.
A Consufor, consultoria de extrema seriedade em seu trabalho, foi convidada pela direção executiva da O Papel para assinar esta nova coluna, que esperamos possa trazer a todos conteúdo diferenciado.
Agradecemos a Consufor por aceitar nosso convite e desejamos muito sucesso aos colunistas neste trabalho. A seguir, o primeiro conteúdo deste lançamento da O Papel!


O agravamento da crise econômica brasileira em 2015 tem modificado
constantemente o planejamento das companhias. Os reflexos perversos da crise começam a ficar mais evidentes no mercado interno. A redução dos postos de trabalho, a elevação do custode vida (motivada principalmente pelo intenso aumento dos preços controlados – energia elétrica, água, combustíveis, impostos, taxas e outros) e a incerteza sobre o futuro levaram as famílias a reduzir seus gastos. Como consequente impacto, caiu drasticamente a demanda geral de produtos e serviços no País.