Voltar   

ICFPA lança declaração sobre Mudança Climática

Notícias | Sustentabilidade | 26.11.2015




O International Council of Forest and Paper Associations (ICFPA) lançou sua declaração sobre mudança climática, antes da Conferência das Partes das Nações Unidas para Mudanças Climáticas (COP21) que será realizada em Paris, França, a partir do dia 30 de novembro.

A declaração apresenta contribuições da indústria de base florestal mundial para a mitigação das mudanças climáticas globais e apela aos governos a reconhecerem essas contribuições. A declaração completa está disponível no endereço: http://www.icfpa.org/uploads/Modules/Publications/icfpa-climate-change.pdf.

O ICFPA irá detalhar os esforços feitos pelo setor de produtos florestais em um evento da COP21 – “A avaliação da transparência e ambição no uso da terra e o setor florestal”, a ser realizado no Pavilhão EU no dia 1º de dezembro às 14h30. Este evento será patrocinado pelo ICFPA e pelo EU Joint Research Centre.  
“A indústria de base florestal tem um papel fundamental em ajudar a mitigar a mudança climática. A economia de baixo carbono precisa considerar o setor florestal como um agente de contribuição para as soluções do clima”, afirma a Presidente do ICFPA e Presidente Executiva da Indústria Brasileira de Árvores (Ibá), Elizabeth de Carvalhaes. “Com esta declaração de políticas, queremos instigar os governos nacionais a reconhecerem e promoverem todas as contribuições positivas que as florestas e produtos florestais oferecem no combate contra a mudança climática.” 
O setor fez contribuições importantes para mitigar a mudança climática. Além da remoção dos gases do efeito estufa (GEE) e estoques de carbono nos produtos, os membros do ICFPA conseguiram uma redução importante na intensidade da emissão dos GEE: 5% desde o ano de referência 2010-2011 e 17% desde o ano de referência 2004-2005, conforme evidencia o Sustainability Progress Report 2015 do ICFPA (com dados de 2013).
A declaração faz um apelo aos governos e às partes da COP a reconhecerem atividades de gestão sustentável de florestas e reflorestamento por suas contribuições ao esforço global pelo clima, assim como reconhecimento pelos esforços e realizações do setor de produtos florestais na mitigação da mudança climática, inclusive a neutralidade de carbono de biomassa colhida de florestas geridas de forma sustentável e a necessidade de fornecer mecanismos baseados no mercado capazes de valorizar ações de mitigação para incentivar a potencial contribuição do setor.
A declaração do ICFPA é a mais recente de uma série de declarações de políticas assinadas pelas associações membro. Todas as declarações de políticas do ICFPA estão disponíveis no site da entidade.
O ICFPA atua como um fórum global de diálogo, coordenação e cooperação. Juntos, os membros do ICFPA representam mais de 90% da produção global de papel e mais da metade da produção global de madeira.  Para mais informações, acesse icfpa.org.