Voltar   

Entrevista

Entrevistas | Entrevista | 20.06.2016




Um novo selo lançado em abril último pela Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) em parceria com a Carbon Trust e com o apoio do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC) e da Embaixada Britânica no Brasil, confere às empresas brasileiras a capacidade de explicitar os benefícios ambientais de seus produtos. A partir do recém-criado sistema de medição e certificação da pegada de carbono e água de produtos, os players da indústria nacional têm credibilidade para comparar seus produtos com os de competidores internacionais.O lançamento do selo resulta de um projeto piloto de criação e desenvolvimento que envolveu 23 grandes companhias brasileiras, representantes de diversos setores industriais, com o intuito de implantar no mercado nacional um sistema para certificar e incentivar padrões sustentáveis de produção, reduzindo as emissões de carbono e realizando um consumo mais eficiente de recursos hídricos.


Na entrevista a seguir, Guy Ladvocat, gerente de Certificação de Sistemas da ABNT, e João Lampreia, gerente geral da Carbon Trust no Brasil, discorrem sobre o processo que culminou na concretização da certificação e ressaltam a importância do selo às empresas que almejam incrementar sua eficiência operacional, reduzir custos e fortalecer a competitividade no mercado global. 

Caroline Martin
Especial para Revista O Papel