Voltar   

Ibá é finalista do Prêmio Fundacom

Notícias | NOTÍCIA | 29.03.2017





Com o infográfico “As Árvores Plantadas e seus Múltiplos Usos”, a Indústria Brasileira de Árvores (Ibá) tornou-se finalista do Prêmio Fundacom, que reconhece os melhores projetos de comunicação produzidos em espanhol e português em todo o mundo. 

A Fundacom tem o apoio das principais associações de comunicadores da Iberoamérica, representadas por mais de oito mil diretores e profissionais de comunicação de países como Brasil, Portugal, República Dominicana, Uruguai, México, Colômbia, Argentina, Chile e Espanha.

“A indicação ao prêmio é muito importante. Nesse infográfico a Ibá se propôs o desafio inédito de mapear e quantificar o potencial da indústria de árvores plantadas. E o resultado constrói, de forma didática, os caminhos do setor florestal no nosso País. Neste futuro promissor, o Brasil tem grande oportunidade para ser o destaque desta economia que passará a mover o mundo, uma vez que somos um dos únicos com capacidade para atender o crescente consumo global de madeira.” Ressalta Elizabeth de Carvalhaes, presidente executiva da Indústria Brasileira de Árvores (Ibá).

A Ibá concorrerá ao prêmio na categoria “Infografia e Apresentação Visual de Dados” com outros dois projetos espanhóis. A cerimônia de entrega aos vencedores acontecerá em Miami, no próximo dia 5 de abril, no CIBECOM’2017 - 1ª Cimeira Ibero-Americana de Comunicação Estratégica.

“Chegar à final é resultado de um intenso trabalho de comunicação que a Ibá vem realizando para mostrar a importância dos produtos florestais para a economia e o meio ambiente do Brasil”, comenta Milena Serro, Gerente de Comunicação Institucional da Ibá.

O Infográfico “As Árvores Plantadas e seus Múltiplos Usos” 

A Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura (FAO) prevê que o planeta terá 9,1 bilhões de pessoas até 2050, que consumirão três vezes mais produtos provenientes da madeira, exigindo 250 milhões de hectares adicionais de florestas plantadas. E como atender a crescente demanda por madeira e ao mesmo tempo, reduzir os impactos ambientais e o aquecimento global, validando os compromissos assumidos no Acordo de Paris? Este movimento favorece a consolidação de uma nova ordem econômica, essencialmente de baixo carbono, em que a solução passa diretamente pelas florestas plantadas que geram matéria-prima e produtos sustentáveis, com ciclos renováveis.

Para apresentar toda a potencialidade do Brasil nesse setor - que já detém a liderança mundial em produtividade florestal com aproximadamente 36 m³/ha.ano - a Ibá desenvolveu o Infográfico Árvores Plantadas e seus Múltiplos Usos.  O material ilustra os inúmeros produtos de base florestal - desde a sua origem na árvore até a sua fabricação - que são essenciais e estão presentes no dia a dia do consumidor. Eles vão desde os mais curiosos como molho Barbecue, sorvetes, xaropes, cremes de leite sucos, ração canina, esmaltes, capsulas de remédios, repelentes naturais, desinfetantes, sabão, filtros de purificação, roupas, tecidos, cosméticos e fraldas, até os mais evidentes como lápis, papéis, embalagens, painéis de madeira, pisos laminados, livros e cadernos; passando também pelos combustíveis, solventes, adesivos, tintas, conservantes, fibras de carbono, energia, mantas asfálticas, entre outros.  

O infográfico apresenta ainda os setores que, por meio dos investimentos em tecnologias e inovação da indústria brasileira de árvores, poderão ser inseridos à cadeia produtiva florestal num futuro próximo, abrindo portas para um mercado mais amplo e aumentando a competitividade do País no cenário de demanda crescente. 

Fonte: IBÁ