Voltar   

Indústria de papel e celulose. Oportunidades e desafios

Artigos Assinados | Artigo Técnico | 01.08.2009




Authors: Prof. Eduard L. Akim
                 Ph.D. Marina Kovalenko

O desenvolvimento da indústria de papel e celulose russa tem apresentado diferentes fases nas últimas décadas. Apesar dos percalços de uma economia planejada, a URSS deteve a quarta posição mundial em produção de papel e papelão, respondendo por 5,2% da produção global desses produtos há vinte e cinco anos. Em meados dos anos 90 essa participação se reduziu a 1,1%, e corresponde atualmente a cerca de 2%. Em contraposição, as indústrias chinesa e finlandesa de papel e celulose apresentaram crescimento rápido durante esses mesmos anos (principalmente com base em importações de matérias-primas russas); esse é também o caso da indústria brasileira (a partir de suas florestas de vigoroso crescimento). 

Considerado o contexto global, a vocação da indústria russa de papel e celulose excede substancialmente a dimensão desses 2%. A Rússia é o país de maior massa florestal do mundo. Apesar de muitos de seus recursos florestais se situarem a distâncias economicamente inviáveis, as áreas desenvolvidas constituem base confiável de matéria-prima para o progresso da indústria de papel e celulose. Os recursos florestais disponíveis possibilitam suprir madeira, como matéria-prima, tanto para a indústria de papel e celulose quanto para a indústria madeireira, capaz que é de atender demandas internas de produtos florestais, e capacidade de exportá-los em grandes volumes.  

É sabido que disponibilidade e desenvolvimento de plantações de crescimento vigoroso resultam em modificação radical da situação nos mercados globais de produtos florestais e de papel e celulose. Cobrindo somente 5% da área mundial de florestas, essas plantações, conforme dados da UN FAO (Organização das Nações Unidas para a Agricultura e a Alimentação), respondem por mais da metade do consumo global de madeira. Em relação a isso, a afirmação de que a sociedade moderna seria incapaz de se manter sem os recursos florestais da Rússia, onde concentram-se 22%-25% dos recursos florestais globais, pode ser problemática à primeira vista. Todavia, uma análise mais detalhada da situação mostrará que a disponibilidade de recursos florestais com fibra de coníferas do norte em combinação com mercados vizinhos em desenvolvimento (russo, chinês, indiano), coloca a importância das florestas russas em alto nível. Enquanto a Europa discute problemas de mobilização da madeira, a questão russa prende-se à instalação de empresas para processamento e conversão integrados da madeira nas regiões imediatamente próximas a sua localização.

Referências

Eduard L. Akim;  Marina Kovalenko
Indústria de papel e celulose -oportunidades e desafios na Rússia
Pulp and paper industry - opportunities and challenges in Russia
O PAPEL vol. 70, num. 08, pp. 51 - 64 AUG 2009
Saint Petersburg State Technological University of Plant Polymers - Member of the FAO UN - Advisory Committee on Paper and Wood Products; Head of Department – E-mail: Akim-ed@mail.ru ; Ph.D. Docent - Saint Petersburg State Technological University of Plant Polymers – E-mail: Marina_Kov@mail.ru



Leia o artigo completo no arquivo PDF