Voltar   

PRODUTIVIDADE NA INDÚSTRIA DE CELULOSE E PAPEL

Indicadores | Páginas Verdes | 21.07.2017




Os setores de celulose e papel são as maiores cadeias produtivas do setor florestal brasileiro. O banco de dados da CONSUFOR mostra que praticamente 50% da área de plantios florestais comerciais do Brasil pertencem a estas duas indústrias. Assim como as demais indústrias de transformação do País, celulose e papel passam por intenso ajuste de estratégias para fazer frente às incertezas da economia e da política, tanto em nível nacional quanto internacional. 


Em razão disso, na coluna deste mês, estamos atualizando uma análise apresentada na edição de novembro de 2015. Trata-se especificamente de verificar como tem evoluído a Produtividade do Trabalho nas Indústrias de Celulose e Papel. Em outras palavras, neste artigo fazemos a comparação do volume de produção das referidas indústrias com a quantidade de trabalhadores utilizada para realizar tal produção ao longo dos últimos dez anos.

Marcio Funchal
A CONSUFOR é uma empresa de consultoria em negócios e estratégias, especializada nos setores da indústria da madeira, papel e celulose, bioenergia, siderúrgico, oresta e agronegócio. Para atender às necessidades do mercado, a CONSUFOR desenvolve serviços de consultoria e pesquisa focando em quatro áreas: Inteligência de Mercado, Engenharia de Negócios, Gestão Empresarial, Fusões e Aquisições.