Voltar   

ABTCP 2017 confirma participações de especialistas

Informes Institucionais | ABTCP 2017 | 02.08.2017




Considerado um dos principais eventos técnicos do setor de papel e celulose, de 23 a 25 de outubro a ABTCP – Associação Brasileira Técnica de Celulose e Papel promove a 50ª edição do Congresso Internacional de Celulose e Papel, que este ano traz como tema “A Indústria do Futuro: novos caminhos, novos processos e novas tecnologias”.

Ao todo serão apresentados 53 trabalhos avaliados e aprovados pelo Comitê Científico, que abordarão os novos usos do papel, o futuro do processo da polpação kraft, entre outros assuntos como recuperação e energia e meio ambiente, fazendo parte das Sessões Técnicas do evento. Já as Sessões Temáticas abordarão as biorrefinarias e temas como nanotecnologia e inovações no mercado de papéis tissue. 

O congresso também é reconhecido por trazer renomados especialistas para promover uma discussão junto aos participantes sobre temas atuais que envolvem a cadeia produtiva dessa indústria. “Para essa edição importantes nomes já têm presença confirmada. Confira abaixo os principais keynotes do evento:

Ari Medeiros é Diretor Industrial da Veracel Celulose, responsável pelas áreas Industrial, Logística e DHO da empresa. Formado em Engenharia Química pela PUC/RS, pós-graduado em Gestão Ambiental em Markaryd/Suécia, com MBA´s em Administração Avançada, Gestão Financeira e Gestão de Negócios pela Fundação Dom Cabral e FGV. Conta com mais de 30 anos de experiência na Gestão de Fábricas de Celulose e Papel no Brasil (Riocell, Ripasa, Aracruz e Veracel). É também um membro ativo de diversas associações profissionais e filantrópicas.

Osvaldo Lahoz Maia é Gerente de Inovação e Tecnologia do SENAI/SP, responsável pelos processos de apoio à competitividade das empresas industriais do Estado de São Paulo no âmbito da Tecnologia e Inovação incluindo prospecção internacional de novas tecnologias, bem como gestão da assistência tecnológica às empresas além da rede de laboratórios acreditados no Estado de São Paulo. Responsável pela implantação das Plataformas tecnológicas de Novos materiais e micro fabricação em parceria com o Centro Suíço de Eletrônica e micromecânica – CSEM. Formado em Engenharia Eletrônica, pela Universidade  Mackenzie  em 1981, com especialização em telecomunicações, instrumentação inteligente  e automação industrial, na Ryerson University  em Toronto Canadá  e na Escola Técnica de Sainte Croix na Suíça.

Pedro Fardim obteve seu doutorado em físico-química em 1999, na Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), Brasil. Em 2000, associou-se ao Laboratório de Química de Madeira e Papel, na Universidade Åbo Akademi (ÅA), Finlândia, como pesquisador pós-doutorado. Em 2004 foi nomeado Professor Adjunto. Em agosto de 2005 tornou-se Professor Titular de Engenharia Química de Biomassa no Laboratório de Fibra e Celulose, da ÅA. De 1992 a 1999 trabalhou como supervisor no laboratório de P&D de uma renomada empresa de biomateriais, no Brasil. O principal interesse de Pedro Fardim em pesquisa está na área de química de polissacarídeos, biofibras, bioshapes, materiais híbridos, topoquímica e química de processos, nanociência e espectroscopia. Publicou mais de 100 artigos em jornais e livros científicos, deu mais de 60 palestras em conferências e institutos de pesquisas.

Rajiv Krishnan tem sido um notável diretor financeiro comandando iniciativas de crescimento estratégico em empresas bancárias, companhias de seguros e em indústrias farmacêuticas.  Iniciou sua carreira como Contador Público no Reino Unido, passando progressivamente para auditor sênior e posições financeiras na KPMG, Unilever e Citibank. Como diretor financeiro da divisão de finanças do consumidor para a América do Sul, do Citigroup, ele conduziu o lançamento dos negócios financeiros do consumidor no Brasil, México e Peru e a bem-sucedida cisão da subsidiária argentina.  Krishnan foi também Diretor de Auditorias Internas para o Citigroup, cobrindo sistema bancário corporativo, do consumidor e privado na Ásia, América do Sul e Estados Unidos. Subsequentemente, através de diversas experiências como Diretor Internacional de Finanças no Citigroup, Equifax e Assurant Inc., o Sr. Krishnan estabeleceu um histórico como parceiro de Diretores Financeiros, levando receitas e lucros a ultrapassarem metas financeiras, criando eficiências em processos de negócios e fornecendo forte liderança corporativa em diversos países da América Latina, Europa, Canadá e Ásia.

Rod Fisher fundou a Fisher International em 1985. Com centros de pesquisa em quase todos os países produtores de celulose e papel do mundo, os consultores especialistas, banco de dados, tecnologias analíticas e ferramentas de gestão de negócios da Fisher International são utilizados por produtores de papel, fornecedores, investidores e compradores em todo o mundo, diariamente. Fisher é formado pela Universidade de Harvard e possui MBA da Wharton Business School.

O evento terá ainda uma sessão especial chamada “Profissionais do Futuro” com os profissionais de recursos humanos de importantes empresas falando sobre os perfis requeridos nos profissionais técnicos do setor para atendimento dessas novas demandas técnicas, comportamentais e relacionais.

Vale destacar também a Solenidade de Abertura, no dia 23 de outubro, primeiro dia do evento, a partir das 17h. Os CEOs das principais empresas produtoras de papel e celulose participarão de um debate onde destacarão o tema deste ano. Na ocasião, a ABTCP também fará as tradicionais homenagens aos seus associados honorários e ao melhor trabalho de estudante do Congresso Internacional.

Confira a programação preliminar em: http://www.abtcp2017.org.br/pt-br/o-evento/congresso/programacao
Serviço:
23 a 25 de outubro de 2017
Hotel Unique – São Paulo – SP
Inscrições e informações: www.abtcp2017.org.br
 
SOBRE O CONGRESSO
O Congresso Internacional de Celulose e Papel, promovido pela ABTCP, é reconhecidamente um dos principais acontecimentos do setor, reunindo profissionais que desejam trocar conhecimentos e experiências sobre essa rede produtiva, nas mais diversas áreas. Tal é sua representatividade para o setor que, todo ano, comparecem ao evento mais de 800 especialistas e técnicos de renome internacional.

SOBRE A ABTCP
Atuando há 50 anos no setor de celulose e papel, a ABTCP é atualmente uma das associações mais importantes do mundo no setor. Fundada com o objetivo de qualificar tecnicamente os profissionais desta indústria no Brasil para estabelecer suas bases sustentáveis, a Associação, que congrega mais de mil membros, produz e publica informações especializadas sobre a cadeia produtiva como um todo, além da promoção do principal congresso e exposição de seu segmento da América Latina. Visite o site www.abtcp.org.br.
Comunicação para imprensa
Patricia Capo (11) 3874-2725
comunicacao@abtcp.org.br