Voltar   

Palestras dão enfoque a avanços no processo fabril

Eventos e Exposições | 5a Semana de Celulose e Papel | 04.09.2017




Palestras promovidas no segundo dia de evento dão enfoque a avanços no processo fabril

Novidades apresentadas mostram resultados práticos benéficos à excelência operacional

Por Caroline Martin

Dando enfoque às inovações de processo, Sevinç Ilhan, especialista de Aplicação da Kemira América do Sul, apresentou novas tecnologias de antiespumantes com base silicone para o processo de lavagem de polpa Kraft, na palestra de abertura do segundo dia da 5ª Semana de Celulose e Papel de Três Lagoas. Segundo ela, os antiespumantes à base de silicone geram melhor qualidade do produto final, além de contribuirem menos para a carga química de resíduos que fica no sistema de água. Sob o aspecto ambiental, frisou a palestrante, "eles são mais compatíveis do que os outros antiespumantes de mercado aplicados nos sistemas de água".

Trabalhar com uma drenagem controlada para conquistar uma perfomance otimizada foi o tema da palestra de Marco Aurelio Garcia, coordenador de Mercado da Xerium. "Cada vez mais, vemos a necessidade de se controlar e otimizar a drenagem ao longo da seção de formação e prensagem, na busca por melhorias da performance da máquina. Nessas seções, removem-se em torno de 97% da água contida na folha, fator que também atua na redução de custo”, justificou.

Já Lafaety Carneiro de Oliveira, coordenador de Produto para a América do Sul da Albany, abordou a importância da prensa de sapata e da manta na produtividade da máquina de papel. "As indústrias têm buscado melhores práticas de operação e utilização dos insumos, objetivando otimizar a produção e reduzir seus custos de operação por meio de aumento da eficiência operacional˜, contextualizou. 

A gestão de ativos na manutenção industrial pautou a palestra de Glauco Andreoti, especialista de Automação da Eldorado Brasil. Ele lembrou que, há muito tempo, a gestão de ativos é essencial para a manutenção das cadeias de valor produzidas. "A disponibilidade dos ativos é traduzida pelo potencial de produção em um dado período de tempo. Maximizar esse ganho é essencial para garantir a produção e a qualidade”, disse, sublinhando que a celulose tem forte interdependência entre áreas.

Véssia da Silva Leite, especialista de Controle Técnico da Eldorado Brasil, também evidenciou a importância da qualidade na indústria de celulose e papel em sua palestra. "Uma vez que a produção industrial está apoiada em segurança, custo, qualidade e sustentabilidade, a qualidade é um considerada um dos pilares para que as empresas prosperem. Manter o processo controlado e o produto dentro dos padrões de seus requisitos evita retrabalho e em consequência custos adicionais e desperdício de tempo”, falou sobre a importância de fazer a gestão e o controle da qualidade em todas as etapas do processo, a fim de melhorar o desempenho operacional e garantir a satisfação do cliente.

Fazendo um balanço dos temas apresentados nos dois primeiros dias do evento, Luciano Viana, moderador dos debates e diretor de Negócios da Inger Química, enfatizou a relevância das pautas discutidas. "A 4ª Revolução Industrial é um tema mundial e a indústria de celulose e papel certamente não pode ficar alheia a isso. Três Lagoas é um polo industrial, com a presença de grandes empresas do setor, e por isso é o local ideal para dar ênfase a esse e demais assuntos que influenciam na competitividade da indústria”, disse. "A presença dos estudantes é outro ponto que merece destaque, pois demonstra a continuidade e o futuro brilhante que o nosso mercado tem. É de fundamental importância que os estudantes tenham acesso a esse tipo de informação para participar ativamente das próximas etapas dessa esperada transformação”, concluiu.

Para mais detalhes sobre as palestras apresentadas durante os três dias da 5ª Semana de Celulose e Papel de Três Lagoas, confira a Reportagem de Capa da edição de setembro da revista O Papel.

Caroline Martin
Especial para Revista O Papel