Voltar   

Setor discutiu demandas futuras das caldeiras XXL

ABTCP 2017 | ABTCP 2017 - Sessão Técnica de Recuperação e Energia | 27.10.2017




Sessão Técnica de Recuperação e Energia
Setor discutiu desafios e demandas futuras para as caldeiras de grande porte

Com foco nas caldeiras XXL a Sessão Técnica de Recuperação e Energia, realizada no dia 25 de outubro último, segundo dia de evento, durante o 50º Congresso Internacional de Celulose e Papel colocou em discussão não só os avanços nas tecnologias que permitiram tal evolução, mas a segurança nas caldeiras que trazem maior eficiência e os aspectos que permitem hoje o maior espaçamento entre as paradas de manutenção. A importância do operador para o acompanhamento contínuo do processo, independente da autonomia da caldeira também foi um ponto alto do evento, que teve seu público participando ativamente do início ao fim.

Com a participação do palestrante-chave convidado do Congresso, Ari Medeiros, diretor industrial da Veracel, levou aos congressistas a sua visão sobre demandas futuras e inovações previstas com a indústria 4.0 para as caldeiras de recuperação XXL, englobando quatro principais aspectos interligados: a questão energética, a campanha, as emissões e a automação. O executivo reforçou que a indústria 4.0 já deixou de ser conceito para se tornar uma realidade na empresa, ou seja, esse futuro está muito mais próximo do que se imaginava.

Marco Antonio de Siqueira, da CBC Indústrias Pesadas; Felippe Rosa, da Valmet, e Ageu Oliveira Silva, da Andritz, falaram sobre os desafios das empresas em caldeiras de recuperação e inovações dando exemplos dos projetos desenvolvidos por cada uma das fornecedoras. Em um formato diferenciado, a Sessão Técnica teve sequência com uma apresentação oral de Heverton Fabio de Faria Dias, da Suzano Papel e Celulose; Carlos Reipert, da Klabin, e Mauricio Pereira, da Fibria, seguida por um painel de discussão. 

Entre as apresentações técnicas, Dimas Vinicius Araujo falou sobre a formação de verniz em óleo lubrificante de turbogeradores; Oscar Itiro Hassegawa, da CBC, abordou um método não destrutivo para medição da camada de óxido da superfície interna de tubos de caldeira; e Guilherme Moscato Malavazi, trouxe a redução de entupimento no sistema de alimentação de biomassa de caldeira de força para discussão.

Nota: Para mais detalhes sobre os temas debatidos nas Sessões Técnicas e Temáticas do ABTCP 2017 – 50º Congresso Internacional de Celulose e Papel, confira a edição especial da O Papel de novembro, com toda a cobertura do evento.

Thais Santi
Jornalista Revista O Papel