Voltar   

Fibria: a maior fabricante de celulose

Artigos Assinados | Nova empresa | 01.09.2009




A maior empresa de celulose do mundo, a Fibria, foi lançada oficialmente nesta terça-feira, em São Paulo. Com a junção das unidades da Aracruz e VCP, a empresa tem capacidade de produção acima de 6 milhões de toneladas e passa a deter 12% do mercado mundial de celulose de mercado. A receita líquida anual estimada será de R$ 6 bilhões.

A presidência ficará com Carlos Aguiar, que já comandava a Aracruz. José Luciano Penido, antes presidente da VCP, comandará o conselho de administração.

"Nascemos já líder no negócio e com os melhores custos dentro do setor de papel e celulose. Os padrões de excelência ganham mais força e a empresa passa a ser referência no setor", afirmou Aguiar durante o discurso de lançamento. De acordo com ele, as duas empresas unidas possuem agora R$ 4,5 bilhões de sinergia, o que permitirá ganhos operacionais e comerciais.

Os executivos da Fibria também confirmaram o plano de expansão da empresa, que poderá adicionar no futuro mais 6,7 milhões de toneladas de celulose anuais ao grupo. "Mas diferente do passado, não vamos fazer agora uma fábrica atrás da outra, mas implantar projetos de maneira calculada, mantendo a rentabilidade do setor", disse Aguiar. Na lista de futuras plantas estão a duplicação da unidade de Gauíba (RS), o projeto Losango (RS), duplicação de Três Lagoas (MS) e duplicação da Veracel (BA).

Confira o site da Fibria.