Voltar   

Recuperação dos preços em dólar da celulose

Indicadores | Indicadores de Preço | 01.09.2009




Preços em dólares da celulose recuperam os patamares vigentes no final do ano passado

Autor: Carlos José Caetano Bacha
            Professor Titular da Esalq/USP

Após quatro meses consecutivos de aumentos das cotações em dólares no mercado internacional e nacional, os preços das celuloses (de fibra longa e curta) retomaram o patamar vigente em dezembro do ano passado (Gráfico 1*). Essas elevações surgem devido a três principais motivos: (1) ocorreram, desde o segundo semestre do ano passado, reduções permanentes ou temporárias da capacidade produtiva da celulose que permitiram o equilíbrio entre demanda decrescente e oferta; (2) o ritmo de crescimento econômico da China ocasionou a recuperação do preço da celulose nesse país, havendo sua transmissão a outros mercados; (3) o enfraquecimento do dólar em relação ao euro permitiu que os produtores de celulose aumentassem a cotação em dólares da celulose. Observa-se, nos últimos três meses, que os preços em euros da celulose, na Europa, também têm crescido, destacando a importância das duas principais causas citadas.

Os mercados de papéis, no entanto, não presenciam a mesma recuperação de preços verificada para a celulose. As altas de preços em dólares dos papéis nos últimos quatro meses têm ocorrido devido, principalmente, à desvalorização do dólar frente ao euro, pois os preços em euros dos papéis têm permanecido estáveis ou caído. A demanda por papéis na Europa ainda continua enfraquecida.

Os preços em dólares nas vendas domésticas de celulose também têm aumentado nos últimos quatro meses, mas não na mesma intensidade que no mercado internacional. Observe, no Gráfico 2, que de setembro de 2008 a março de 2009 a cotação mínima paga pelo cliente pequeno no Brasil era superior ao preço médio vigente na Europa. Desde abril de 2009, porém, o preço mínimo pago por tonelada de celulose de fibra curta pelo cliente pequeno no Brasil é inferior ao preço médio vigente na Europa.

* ver gráficos no PDF

Leia o artigo completo no arquivo PDF