Voltar   

PRODUTIVIDADE NA INDÚSTRIA DE CELULOSE E PAPEL

Indicadores | Estratégia & Gestão | 18.07.2019




PRODUTIVIDADE NA INDÚSTRIA DE CELULOSE E PAPEL
POR MARCIO FUNCHAL

Os setores de celulose e papel são as cadeias produtivas mais estruturadas do setor florestal brasileiro. Segundo o banco de dados da CONSUFOR, aproximadamente 50% da área de plantios florestais comerciais do Brasil pertence a companhias produtoras de celulose e/ou papel.

Na presente coluna Estratégia & Gestão, vamos analisar a produtividade setorial da celulose e papel através da relação “volume de produção” versus “quantidade de trabalhadores” utilizados na indústria. Esta análise já foi abordada neste mesmo espaço editorial em julho de 2017 e, agora, estamos trazendo ao leitor uma atualização com os dados mais recentes.

Marcio Funchal
A CONSUFOR é uma empresa de consultoria em negócios e estratégias, especializada nos setores da indústria da madeira, papel e celulose, bioenergia, siderúrgico, oresta e agronegócio. Para atender às necessidades do mercado, a CONSUFOR desenvolve serviços de consultoria e pesquisa focando em quatro áreas: Inteligência de Mercado, Engenharia de Negócios, Gestão Empresarial, Fusões e Aquisições.