Voltar   

A Província do Papel – conglomerado inovador na Europa

Artigos Assinados | Artigo Internacional | 16.10.2009




A Província do Papel – um dos conglomerados mais inovadores da Europa

Autor:    Anders Thorén

A indústria de papel e celulose tem tradições de grande orgulho e longa data na Suécia, mais exatamente na província de Värmland. Por volta da metade do século XIX, já havia mais de 50 fábricas de papel nesta área, que agora leva menos de duas horas para se percorrer de carro. Lá pelo final de 1990, porém, esta indústria sofreu desafios intensos. Em 1999, as regiões de fabricação de papel e celulose formaram um conglomerado chamado Província do Papel, hoje considerado um dos mais inovadores da Europa. Em setembro de 2009, a Província do Papel comemorou  seus dez anos de cooperação e absoluto sucesso.
A Província do Papel apoia o desenvolvimento de formas inovadoras de colaboração que fortaleçam a competitividade e incentivem o crescimento da indústria de papel e celulose. Esta é uma das áreas de papel e celulose mais movimentadas da Suécia – e até do mundo –, com mais de 230 empresas atuantes nesta indústria.
“O contexto único, com negócios em todas as partes da cadeia de valores, traz benefícios através de parcerias que impulsionam o desenvolvimento e resultados”, diz Mats Williams, presidente da Província do Papel.

Referências

Anders Thorén
A Província do Papel – um dos conglomerados mais inovadores da Europa
The Paper Province – one of Europe’s most innovative clusters
O PAPEL vol. 70, num. 10, pp. 73 - 80 OCT 2009
Communications Consultant at Thorén & Stenberg Kommunikation


*Leia o artigo completo no PDF