Voltar   

ANALYTICS COMO DIFERENCIAL COMPETITIVO

Artigos Assinados | Artigo | 20.10.2020




APLICAÇÃO DE ANALYTICS COMO DIFERENCIAL COMPETITIVO
PARA TOMADA DE DECISÃO E GERAÇÃO DE VALOR

riam diferencial competitivo têm demonstrado cada vez mais
capacidade de desatar os “nós” prioritários em suas cadeias produtivas
e destravar a geração de valor adicional para o negócio.
Essa competência está intimamente associada à constante
evolução na prática de analytics – uso aplicado de dados, análises
e algoritmos para tomada de decisão frente a problemas complexos
e interfuncionais, como:
• Modelos avançados para planejamento preditivo de vendas
aumentando acuracidade frente às incertezas (quais e em qual
quantidade comercializar os subprodutos e produtos finais da
cadeia de papel e celulose, para quais regiões e segmentos).
• Especialização do mix de produtos por planta e malha logística
necessária para escoamento considerando efeitos tributários,
por meio da criação de simulações e cenários que
maximizem a margem final.
• Otimização do investimento em estoques versus impacto
em Cash Cost por taxa de ocupação industrial e variação no
custo dos insumos nacionais e “dolarizados”.
• Otimização da programação industrial, aprimorando o sequenciamento
das ordens de produção e reduzindo a quantidade
de setups e perdas associadas.
• Otimização da quantidade e custo por evento por meio de modelagem
multivariável que definem o plano de manutenção
ideal e eliminam fatores causais de desgastes por tipo de ativo.

Leia mais no PDF