Voltar   

Suzano e Spinnova anunciam fábrica para têxteis

Notícias | Notícias | 25.02.2021




Suzano e Spinnova anunciam fábrica para produção de fibras têxteis

Uma Joint Venture (50/50) formada pela Suzano, produtora de celulose de eucalipto, e a Spinnova, startup finlandesa voltada à inovação de materiais, anunciou hoje, durante entrevista coletiva, a construção de uma fábrica em escala comercial para a produção de fibras têxteis, com previsão de início para o final de 2022.

Com um investimento inicial de 22 milhões de euros, podendo chegar aos 50 milhões de euros, o diferencial da JV, que competirá com outras matérias-primas têxteis, como algodão e viscose, se dá pelo apelo renovável da madeira (celulose de eucalipto) e do processo sustentável de produção, a partir da celulose microfibrilada (MFC), que não é submetida a processos químicos para sua obtenção, em comparação às demais.

Para a Suzano, conforme Fernando Bertolucci, diretor de tecnologia e inovação da Suzano, trata-se de uma grande oportunidade, uma vez que a empresa possui todos os atributos como escala, custo e competitivade para acompanhar e desbravar esse negócio. Além disso, Vinicius Nonino, diretor de novos negócios da Suzano, confirmou que esse investimento está alinhado ao planejamento estratégico da empresa, com metas e compromissos que contribuem para a preservação do meio ambiente.

De olho nesse novo mercado “verde” e na economia circular, a varejista de moda mundial H&M anunciou o interesse pela fibra, conforme Mattias Bodin, chefe da área de inovação da empresa, que também participou da conferência. 

Neste cenário de ganha-ganha entre o conhecimento de negócios e o conhecimento em tecnologia, para a Spinnova é uma maneira de se posicionar como empresa renomada de inovação em materiais sustentáveis e para a Suzano, de adentrar em um mercado de mais de 100 milhões de toneladas de fibras produzidas mundialmente. 

Vale destacar que a matéria-prima será fornecida prioritariamente com exclusividade pela Suzano e que a celulose seca será embarcada pela companhia a partir do Brasil, com toda a logística já dominada pela companhia. A primeira unidade desta JV ficará na cidade finlandesa de Jyväskylä – mesmo local do centro de pesquisa e desenvolvimento da Spinnova.  

Leia mais sobre esse projeto na edição de março da O Papel.

Histórico – A Suzano detém 23% do capital da Spinnova. Tal investimento e parcerias vieram como um dos frutos da aquisição da Fibria, incorporada em 2019.