Voltar   

CAIO ZANARDO É O NOVO DIRETOR-PRESIDENTE DA VERACEL

Entrevistas | Entrevista | 24.03.2021




Atuando como diretor-presidente da Veracel Celulose – joint
venture entre a brasileira Suzano e sueco-finlandesa Stora Enso,
cuja unidade fabril instalada em Eunápolis-BA tem capacidade
produtiva anual de 1,1 milhão de toneladas de celulose de fibra
curta – desde fevereiro último, Caio Zanardo, graduado em
Engenharia Florestal pela Escola Superior de Agricultura Luiz
de Queiroz (Esalq), da Universidade de São Paulo (USP), segue consolidando uma
carreira com raízes bem fincadas na indústria de celulose e papel.
O executivo já soma uma bagagem profi ssional de 16 anos no setor, tendo iniciado como trainee na Votorantim, em 2004, e galgado uma série de outras posições até chegar à mais recente, como diretor fl orestal na Suzano, antes de assumir a presidência da Veracel. No currículo, Zanardo ainda agrega um MBA em Gestão Empresarial pela Fundação Getúlio Vargas (FGV) e o curso Advanced Strategy Management, oferecido pelo International Institute for Management Development (IMD) Business School, em Lausanne, na Suíça.
Ao fazer um balanço sobre a trajetória, ele lembra de como surgiu o interesse pela área fl orestal, porta de entrada para o que se desenhou a seguir. “Quando a Eco 92 foi realizada, ouvi pela primeira vez sobre o tema sustentabilidade. Essa pauta, até então de perspectiva futura, me chamou a atenção. A escolha pelo curso de graduação veio justamente daí, da crença de que a sustentabilidade poderia trazer desdobramentos promissores nos próximos anos.”
Na entrevista a seguir, Zanardo conta mais detalhes sobre o início da sua jornada
profi ssional, revela quais pilares planeja para a sua gestão e vislumbra as oportunidades que o setor ainda pode explorar ao praticar sustentabilidade do início ao fi m da sua cadeia produtiva.

Caroline Martin
Especial para Revista O Papel