Voltar   

ReNaturalize - Método de Restauração Fluvial

Notícias | Meio Ambiente | 14.09.2021




Método de Restauração Fluvial reestabelece condições naturais de rios

ReNaturalize é o nome do método de restauração fluvial criado pela especialista no desenvolvimento de soluções ambientais APLYSIA, a partir da tropicalização de iniciativas similares realizadas em outros países. A empresa, que é referência na gestão de recursos hídricos e que tem a Restauração Ambiental coem um dos seus eixos de atuação, destaca que o objetivo do método é se colocar como aliado para acelerar um processo que poderia levar muitos anos ou nem acontecer.


 O ReNaturalize já foi implantado em trechos de rios no ES e em MG. Após um ano de projeto, observou-se:

 ·         Aumento do recrutamento dos peixes em até 38%, mostrando um ambiente propício para alimentação, abrigo e reprodução das espécies;

 ·         Os peixes tiveram aumento de até 100% de biomassa, o que demonstra maior oferta de alimento;

 ·         Menor velocidade no fluxo da água, aumentando o tempo de retenção hidráulica em até 63,5%;

 ·         Retenção de mais de 10 toneladas de sedimento por estrutura implantada. Caso não houvesse redução no fluxo de água, esse material poderia causar assoreamento nos rios a jusante.

 ·         Recomposição dos habitats dentro do rio;

 ·         Retorno das espécies e aumento da abundância de macroinvertebrados bentônicos em até 110%.

 ·         A cadeia alimentar entre as principais comunidades aquáticas foi restabelecida, indicando a capacidade do rio em dar continuidade à melhoria das condições de vida.

Os resultados decorrentes do ReNaturalize estão vinculados a diferentes Objetivos de Desenvolvimento Sustentável/ONU, o que deixa clara a relevância do projeto como ferramenta para contribuição à política de governança das companhias. Esse projeto inclusive fez com que a Aplysia, única brasileira entre os premiados, conquistasse o prêmio internacional BRICS Solutions for SDGs Awards 2021.

Saiba mais - https://conteudo.aplysia.com.br/renaturalize