Voltar   

Entrevista

Artigos Assinados | | 23.09.2021




O startup da primeira máquina de papel (MP27) do Projeto Puma II, localizado em Ortigueira-PR, no final de agosto, concretizou uma etapa importante da estratégia de crescimento da Klabin no segmento de embalagens. Com capacidade produtiva de 450 mil toneladas, a MP27 dedica-se à produção do Eukaliner®, primeiro papel kraftliner do mundo feito 100% com fibras de eucalipto.

Inédito e inovador, o produto apresenta uma estrutura mais robusta, permitindo a
redução de gramatura das embalagens de papelão ondulado em até 10%, com aumento de resistência e melhor qualidade de impressão. O kraftliner de fibra curta ainda soma atributos de sustentabilidade, já que utiliza menos recursos para produção do mesmo volume de papel.

O startup da MP27 não só reflete um marco no ciclo de expansão pelo qual a
companhia vem passando – a partida representa a conclusão da primeira fase do
projeto que soma um aporte total de R$ 12,9 bilhões e contempla a construção de mais uma máquina de papel com produção de celulose integrada, essa próxima voltada à fabricação de papelcartão e com startup previsto para 2023 – como reforça sua capacidade de crescimento sustentável aliado à tecnologia.


“Buscamos o que há de mais moderno para, assim como feito na Unidade Puma, tornar o Puma II referência mundial em sustentabilidade, tecnologia e inovação, alinhados aos princípios da Indústria 4.0 e com o objetivo de oferecer ao mercado produtos de alta qualidade, gerando valor à companhia e à sociedade, sempre em sintonia com as melhores práticas de saúde, segurança e buscando o desenvolvimento das comunidades do nosso entorno”, pontua Francisco Razzolini, diretor de Tecnologia Industrial, Inovação e Sustentabilidade da Klabin.

Na entrevista a seguir, o executivo revela como o projeto foi desenhado, detalha as particularidades técnicas por trás da produção inovadora e comenta sobre o status atual e previsto para o ramp up.