BONS EXEMPLOS PARA O DESPERTAR DA
CONSCIÊNCIA AMBIENTAL
EMBAIXADOR JOSÉ CARLOS DA FONSECA JR.
Diretor executivo da IBÁ, com assento no Comitê Diretor do
The Forests Dialogue (TFD), no Advisory Committee on Sustainable
Forest-based Industries (ACSFI), da FAO, e Cofacilitador da Coalizão
Brasil Clima, Florestas e Agricultura
A
emergência climática é uma das maiores batalhas enfrentadas pela humanidade nos últimos
tempos. O tema, que já chegou a ser considerado
lateral, atualmente é uma agenda central na geopolítica mundial.
Não seria exagero afirmar que as perspectivas e riscos
decorrentes das mudanças climáticas hoje se equiparam,
em grau de centralidade estratégica, com as preocupações durante a Guerra Fria sobre desarmamento e não
proliferação nuclear Mas a urgência e transversalidade deste tema coloca a responsabilidade por mudanças sobre todos nós. Ações de poder
público, iniciativa privada e consumidores são fundamentais
na construção desta ponte com um futuro sustentável.
Neste cenário de conexões entre diferentes agentes sociais
e soluções baseadas no respeito à natureza, a indústria de base
florestal floresce como um dos impulsionadores deste novo
modo de se fazer negócios.
Há anos o setor mostra-se uma referência mundial na produção de celulose, papel, painéis de madeira, pisos laminados
entre outros produtos originados de árvores cultivadas, trazendo soluções tecnológicas e inovadoras que estão presentes
no dia a dia de todos. Muitas vezes, itens que a sociedade não
imagina, mas que possuem diversos atributos e contribuem
sustentavelmente.
São 9,55 milhões de hectares de árvores cultivadas em
todo o Brasil. Somam-se a isto outros 6 milhões de hectares
destinados à conservação. Juntas têm potencial de estoque de
carbono de 4,5 bilhões de toneladas de CO2 eq. Não há nada
igual no Brasil.
A indústria florestal já carrega há anos um leque de
oportunidades e experiências em prol do coletivo e para as
futuras gerações. Esse setor que ilumina o caminho da
bioeconomia vai muito além do discurso. Entre os diversos
modos de atuar, o modelo da circularidade do produto final,
desde o reaproveitamento de resíduos, do campo à indústria,
avança a cada ano.
De acordo com o Relatório Anual Back-to-School do Paper
and Packaging Board, que entrevistou alunos, pais e educadores,
e o 2021 Campaign Impact Report Highlight, estudantes retêm
mais informações ao ler em papel: 76% dizem se concentram
melhor quando leem em papel, e 94% dos estudantes universitários dizem que o papel é essencial para ajudá-los a alcançar
seus objetivos acadêmicos. A pesquisa ainda ressalta que 81%
dos entrevistados acreditam que a embalagem de produtos à
base de papel é uma parte essencial da vida cotidiana, 68%
acreditam que as caixas de papelão ondulado são essenciais
para a forma como vivem, e 60% veem o papel como parte da
solução ambiental.
O papel produzido no Brasil vem 100% de madeira de reflorestamento. Isso significa que as árvores são plantadas,
colhidas e replantadas para este fim, geralmente em áreas
anteriormente degradadas. Os produtos desenvolvidos com
essa matéria-prima são renováveis, recicláveis e biodegradáveis, ou seja, ajudam na mitigação dos gases de efeito estufa.
Em 2020, 70,3% de todo o papel consumido no País foi
reciclado. Segundo a Associação Nacional dos Aparistas de
Papel (Anap), 83% das embalagens de papel e papelcartão e
papelão ondulado no Brasil são reciclados. Ou seja, vários
participantes da cadeia produtiva se esforçam para aumentar esse modelo. A escolha por embalagens de papel tem
avançado em direção à economia circular.
Em comemoração ao Dia do Livro, a IBÁ realizará, durante pelo menos um mês, uma campanha inédita em parceria com o metrô de São Paulo, em que estarão dispostos
livros e HQs em seis estações, para que o público realize a
troca gratuita. A ação #CirculeUmLivro visa estimular a leitura, de diversos gêneros, inclusive, com o uso de livros físicos, que é mais efetivo para a aprendizagem e memorização.
A IBÁ construiu displays em madeira MDF, no formato
de árvores, para dar suporte para essa ação, reforçando também a sustentabilidade deste produto para o público geral.
A ideia é atrair a curiosidade e criar uma grande onda de
incentivo e informação.
Para isso, é preciso ir além do fazer e agregar a força conjunta dos 1,4 milhão de colaboradores que podem ser multiplicadores das mensagens setoriais. Convidamos todos a
participarem da troca de livros. Façam fotos, publiquem nas
suas mídias sociais, usem a hashtag e marquem a IBÁ. Ações
como essa incentivam e demonstram que existem caminhos
sustentáveis que a própria sociedade pode trilhar. E, para
inspirar, fiquem à vontade para compartilhar suas experiências, marcando a @iba_oficial.
São inúmeras as possibilidades de se fazer do mundo
um lugar mais saudável, fundamentado em uma economia que garanta aplicações inteligentes de recursos naturais. Quebrar paradigmas e, principalmente, escolher o
consumo consciente estão entre os esforços para se navegar dentro do mais moderno conceito de bioeconomia.
O Brasil é uma potência agroambiental e possui uma iniciativa privada moderna, comprometida e competente. É
hora de partir para a ação, inspirar-se em bons exemplos,
estimular ações verdadeiramente sustentáveis e trabalhar
por um amanhã mais verde.