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CRIAÇÃO DE UMA CULTURA DE SUSTENTABILIDADE

Entrevistas | Entrevista | 22.06.2022




CRIAÇÃO DE UMA CULTURA DE SUSTENTABILIDADE É O PRIMEIRO PASSO PARA EMPRESAS INTERESSADAS EM ALAVANCAR JORNADA VERDE


Não é de hoje que a necessidade de adoção de práticas sustentáveis vem mobilizando organizações em todo o mundo. O contexto mais atual, contudo, faz com que a temática ESG (sigla que vem do inglês Environmental, Social and Governance) ganhe força no dia a dia operacional dos segmentos industriais. Em muitos deles, atender aos requisitos das normas e programas estabelecidos pelos órgãos certificadores é apenas uma das exigências para atuar em anuência aos padrões legais vigentes. A obtenção de outros diversos tipos de selos verdes, por exemplo, é bem-vinda como diferencial. O movimento global de incentivar o setor econômico a promover práticas sustentáveis cresce a cada ano. De acordo com a projeção da Climate Bonds Initiative, a emissão de títulos para financiar projetos sustentáveis, também chamados green bonds, dobrou nos últimos dois anos e deve atingir US$ 1 trilhão até 2023, o que demonstra que o bom desempenho ambiental de uma empresa já começa a trazer vantagens competitivas na esfera financeira. Apesar de o universo industrial brasileiro contemplar camadas distintas – abrigando players de pequeno, médio e grande portes, e refletindo uma realidade repleta de espaços para melhorias em cada uma delas –, os segmentos que formam o parque industrial do Brasil parecem ter despertado para os desdobramentos contínuos e acelerados da jornada verde. Quem faz a análise é Julia Strassburger, orientadora técnica e docente dos cursos técnicos de Meio Ambiente e Qualidade do Senac EAD. Na entrevista a seguir, ela faz uma contextualização sobre o cenário nacional e elenca os desafios ainda enfrentados por empresas que buscam incrementar seus processos e portfólio em prol de uma atuação mais sustentável.