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VOCÊ SABE SE COMUNICAR DE MANEIRA EFICAZ?

Artigos Assinados | Artigo | 23.06.2022




Comunicar-se bem, com eloquência e eficiência, tem
sido um dos maiores desafios dos profissionais nas
organizações. Isso porque colocar para o lado de fora
o que está acontecendo do lado de dentro exige clareza ou amplo conhecimento de si, além, claro, de
intencionalidade, ou seja, conexão com o que se deseja transmitir.
Na maioria das vezes, o nosso jeito de ser condiciona a forma
como nos expressamos e, em vez de nos apoiar na clareza sobre
o que queremos e sobre quem somos, confunde quem está do outro lado e gera, às vezes, uma imagem negativa e desacreditada a
nosso respeito.
O maior problema que vejo aqui é que, infelizmente, são pouquíssimas as pessoas que percebem a si mesmas como sendo comunicadores ruins e, inclusive, talvez você seja uma delas e nunca
tenha percebido.
Essa análise errada sobre si acontece principalmente pelo fato
de que quase nunca recebemos feedbacks honestos no trabalho e
menos ainda das pessoas com quem nos relacionamos no cotidiano. Falamos e não nos escutamos.
Quando o assunto é se comunicar, existe muita coisa acontecendo dentro do espaço. Por exemplo, o que eu penso, o que eu
digo e o que o outro compreende. Se comunicar coloca você no
jogo da vida em posição favorável ou não a depender do “como”
você chega no jogo.
E não menos importante: em tempos de redes sociais, a comunicação é a base para a construção de uma marca sólida (branding).

JACKELINE LEAL
Psicóloga clínica, coach de carreira e consultora em Desenvolvimento Humano e Organizacional.