O VALOR DE ARRUMAR A CASA
POR BRUNO RODRIGUES DE MORAES
Gerente de Projeto Falconi, formado em Administração pela UFRGS com Especialização em Controladoria e Finanças pela PUCRS. Mais
de 15 anos de carreira, com atuação no Brasil e na América Latina, e atuação consolidada em Estratégia e Gestão, liderando projetos
de consultoria para resolução de problemas complexos em governança corporativa, formulação estratégica e melhoria de resultados
econômico-financeiro, em empresas grandes de diversos setores, gerando ganhos concretos e desenvolvimento das lideranças e mais
recentemente liderando o Programa de Desenvolvimento Sustentável.
É
muito comum que o foco da liderança esteja em
incrementar o sistema de gestão da organização, realizando iniciativas que visem a melhoria
das funções, incorporando novas metodologias
e tecnologias nos processos internos.
O que muitas vezes fica em segundo plano (e possui um valor
que dificilmente é mensurado/reconhecido) é a arrumação da
casa. Tão importante quanto incrementar o sistema de gestão é simplificar, priorizar e focar os esforços ao longo do tempo,
conforme aumentamos nosso domínio sobre o cenário.
E o que podemos fazer para arrumar a casa?
Não obstante de casos específicos e melhorias específicas
sobre a situação de cada gestor, existem alguns exemplos
importantes de focos potenciais que podem ser avaliados:
• Simplificar: priorizar metas e indicadores
Nas atividades de planejamento, cada vez mais se
busca medir o desempenho dos diversos processos para
suportar a tomada de decisão. Isso gera uma quantidade
importante de indicadores que passam a ser mensurados e
envolve uma dose de incerteza no início de cada período.
Com o passar do tempo, é possível melhorar o entendimento sobre a relação de causa-efeito entre as métricas,
aprimorando as árvores de indicadores e possibilitando a
priorização em relação ao impacto nas metas estratégicas.
Assim, podemos praticar o desapego, tirando da frente
aquilo que não é crítico para o alcance dos resultados.
• Focar: revisar os planos de ação
A partir da definição das metas, nem sempre é possível avaliar todos os pontos críticos para o atingimento de
uma determinada meta ou até mesmo existem casos em
que, pelo nível de maturidade, os planos acabam ficando
incompletos ou nem são feitos.
Assim, é interessante que, junto com a revisão das metas, a qualidade dos planos também seja revista, alterando
e/ou criando ações suficientes para garantir que as metas
se mantenham. Um bom plano de ação mantém o foco
de atuação no que é importante.
• Agilizar: aprimorar os rituais de gestão
Controlar de forma efetiva os resultados, avaliando os
desvios e propondo contramedidas é a parte do ciclo de
gestão mais importante, porém, controlar não deveria ser
sinônimo de engessar. Na prática, vemos um grande esforço
em criar rituais, níveis, reports etc., sem um cuidado para a
agregação de valor de cada coisa, em vez de fazer aquilo que
tem de ser feito, no momento que precisa ser feito.
Uma das coisas que não podem ser compradas é o tempo
das pessoas, então ele precisa ser utilizado da melhor
forma possível. Garantir que os fóruns possuam uma pauta
pré-estabelecida, que haja uma avaliação prévias dos focos críticos para o momento, que as responsabilidadesestejam bem definidas e que o conhecimento não se perca
entre níveis são formas de agilizar os rituais de gestão.
• Digitalizar: automatizar os processos
Existem ferramentas para a automação e a digitalização
de diversos fluxos de processos nas organizações. Investir o
tempo das pessoas para atualizar indicadores, construir apresentações e manusear informações não é aceitável.
Quanto mais conseguirmos automatizar a coleta e gestão de
informações, mais a tomada de decisão será sustentada, objetiva
e on time. Não há como termos uma gestão preditiva e prescritiva, se a gestão estiver focada somente no período posterior.
Enfim, arrumar a casa significa um processo constante
de liberar recursos da organização para o que realmente
importa: engajar suas pessoas, gerar valor para os seus
stakeholders e criar inovações que diferenciem e perenizem o negócio.