Voltar   

PREÇOS MUNDIAIS DOS PRODUTOS FLORESTAIS EM QUEDA

Indicadores | Estratégia & Gestão | 29.08.2022




Nestes quase 25 anos de experiência no mercado 
de consultoria empresarial, tenho preparado 
uma grande quantidade de informações e aná-
lises a respeito de mercados e produtos dos 
mais diversos setores.
No ano passado, elaborei uma análise rápida de preços para 
os principais grupos de produtos industrializados do setor de 
base florestal. Um resumo de tal estudo foi publicado na coluna 
Estratégia & Gestão da Revista O Papel (edição de abril de 2021). 
Os resultados das análises foram contundentes: os preços médios 
internacionais dos produtos deste setor estavam em queda. “Mas, 
como assim?”, alardearam muitos dos leitores. “Os preços atuais 
estão crescendo no meu setor...”, responderam outros.
Apesar das indagações, os números de longo prazo e padronizados para “o conjunto das cadeias produtivas” do setor de 
base florestal, comprovam que sim: os preços médios internacionais apontam para trajetória de redução nos últimos anos. 
Mas e agora, onde os mercados mundiais passam por estrangulamento de logística global e as variáveis de custos e demanda 
estão impondo aumentos expressivos de valores em diversas 
cadeias produtivas, já podemos concluir que temos atualmente 
recuperação de crescimento de preços? 
A resposta é sim e não. Fiz uma atualização das análises 
incorporando o uso das mesmas fontes de dados de base, mas 
incluindo agora dados setoriais para estimar os hiatos da falta 
de números de curto prazo a partir de 2020, os quais refletem o 
crescimento recente de preços pós-pandemia. Importante destacar que todas as análises se basearam em preços NOMINAIS 
da época, ou seja, sem a correção de inflação. 
Como resumo, apesar de termos no curto prazo um 
crescimento de preços em vários produtos, ainda assim os 
níveis atuais de preços são muito inferiores aos verificados há 
alguns anos.

Marcio Funchal
A CONSUFOR é uma empresa de consultoria em negócios e estratégias, especializada nos setores da indústria da madeira, papel e celulose, bioenergia, siderúrgico, oresta e agronegócio. Para atender às necessidades do mercado, a CONSUFOR desenvolve serviços de consultoria e pesquisa focando em quatro áreas: Inteligência de Mercado, Engenharia de Negócios, Gestão Empresarial, Fusões e Aquisições.