Voltar   

EagleBurgmann do Brasil inaugura nova planta

Notícias | Notícias | 07.11.2022




O Grupo Freudenberg, empresa líder global de tecnologia, anuncia hoje a inauguração da nova planta da EagleBurgmann do Brasil na cidade de Valinhos (SP). As novas instalações de última geração, que substituem a operação na cidade de Campinas, servirão para o desenvolvimento, fabricação, comercialização de produtos e serviços para selos mecânicos, juntas de expansão, acoplamentos magnéticos, gaxetas, juntas estáticas e todas as demais soluções de vedação industrial para os mais diversos segmentos. "A mudança permitirá um melhor atendimento aos clientes e maior integração entre os colaboradores, além de garantir sustentabilidade do negócio em longo prazo, absorvendo o crescimento futuro e novas demandas com tecnologia de ponta", afirma Rodrigo Vilela, Diretor Geral da EagleBurgmann para a América Latina.

O investimento na nova fábrica promove a modernização de processos de maquinário, contribuindo para maior eficiência, produtividade e velocidade de resposta aos clientes da EagleBurgmann no Brasil e na América do Sul. "É uma demonstração clara - da nossa parte e do Grupo Freudenberg - da continuidade de nossa estratégia de investimento e crescimento no Brasil e na América do Sul. Além do compromisso de longo prazo com nossos clientes, toda a cadeia e a comunidade", reforça Rodrigo Vilela.

A nova fábrica ocupa um terreno de 12.375 m² e conta com uma área construída de 3.208 m², que compreende áreas produtivas, administrativas, engenharia de produto, logística, centro de serviços e salas de testes dinâmicos para selos secos e úmidos. Outros 1.000 m² também já estão preparados para expansões futuras. O projeto da nova fábrica foi concebido com base em quatro pilares fundamentais: Sustentabilidade Ambiental & Eficiência Energética, Modernidade & Conforto, Integração & Cooperação e Capacidade e Eficiência Produtiva, resultando em layout mais racional e seguro.

Todo layout da área produtiva foi planejado em função do processo de produção da empresa com base nos conceitos de Lean Manufacturing, proporcionando maior conforto para os operadores, melhor fluxo de movimentação de materiais, e maior conforto aos operadores, resultando em aumento da eficiência produtiva e qualidade dos produtos.

A empresa fornece seus produtos e serviços para clientes de vários segmentos industriais tais como:  Óleo & gás, química e petroquímica, farmacêutica, energia, papel & celulose, mineração, alimentos & bebidas, entre outros.

Uma das ações da EagleBurgmann ao mudar a sua fábrica para Valinhos foi a integração com a comunidade local, principalmente por meio do apoio às entidades sociais que desenvolvem projetos de responsabilidade social no município. Apoio esse que é parte do compromisso global do Grupo Freudenberg.

Sustentabilidade Ambiental e Eficiência Energética

A preocupação com a Sustentabilidade e Eficiência Energética está presente em diversos aspectos da nova planta. Painéis fotovoltaicos foram instalados na cobertura e têm a capacidade de gerar energia elétrica suficiente para cobrir toda a operação. O que contribui para a redução da pegada de carbono. O consumo de energia também será menor, uma vez que foram adotadas lâmpadas de LED em toda a fábrica, além de telhas translúcidas e grande quantidade de janelas, ampliando a iluminação natural, a ventilação.

A água da chuva também será reutilizada, coletada em reservatórios ao redor do prédio, para uso em atividades de limpeza e outras. O piso da área externa da fábrica também foi instalado com blocos que permitem a passagem da água para realimentar o lençol freático. E, como parte do projeto, ainda há uma área de preservação ambiental de mais de 2.000 m2, na qual foram plantadas mais de 300 mudas de árvores de espécies nativas.

Integração e Cooperação aprimoradas entre as áreas e com a comunidade

O projeto de construção foi executado de forma a atender as necessidades de negócio da EagleBurgmann, utilizando os mais modernos conceitos e soluções de engenharia, arquitetura e decoração de interiores. O ambiente interno mais integrado, sem barreiras, foi pensado para promover maior colaboração entre as áreas e, consequentemente, mais dinamismo, agilidade e eficiência dos processos.

"A preocupação com o bem-estar e a retenção dos nossos talentos é uma premissa absolutamente relevante desse projeto, alinhado com nossos princípios e valores, reconhecendo as pessoas como um grande diferencial da nossa empresa e fator fundamental para o sucesso dos negócios", destaca Rodrigo Vilela.

 Fonte: EagleBurgmann