Voltar   

Voith e Koehler Paper firmam parceria

Notícias | Notícias | 24.11.2022




Voith e Koehler Paper firmam parceria de desenvolvimento na área de descarbonização

 

·         Empresas trabalharão juntas no desenvolvimento de novas soluções para descarbonizar a produção de papel

·         As duas empresas familiares vêm trabalhando em parceria há muitos anos

·         Desenvolvimento de inovações é um dos focos do programa de sustentabilidade "Papermaking for Life" da Voith

 

HEIDENHEIM, Alemanha. A Voith e a Koehler Paper vêm construindo uma parceria de negócios há muitos anos. Além de serem empresas familiares, ambas compartilham duas outras importantes características: buscam objetivos de longo prazo e são movidas pela inovação. Com isso, realizaram diversos projetos de sucesso a quatro mãos, como a pioneira linha de produção 8 da Koehler, instalada na fábrica de Kehl. Agora, as duas empresas darão os próximos passos dessa colaboração na área da descarbonização. Uma iniciativa fundamental será otimizar ainda mais a eficiência energética das fábricas da Koehler. Para isso, as equipes da Voith e da Koehler avaliarão fontes alternativas de energia que poderão servir como fontes de calor para o processo fabril. Entre outros objetivos, as empresas querem substituir os combustíveis fósseis por alternativas sustentáveis e neutras em emissões de CO2 – o que exigirá a adaptação das linhas de produção da Koehler. Assim, a secagem sem contato no coater, por exemplo, poderá ser elétrica ou à base de hidrogênio. Já na seção de secagem, a combinação da eletrificação com bombas de calor oferece outras possibilidades de aumento de eficiência e recuperação de calor. Além disso, o biogás gerado pelo tratamento anaeróbico de efluentes também pode contribuir para a descarbonização do processo de fabricação de papel.

 

"Além de diversas outras iniciativas futuras, a Voith e a Koehler já estão colaborando para introduzir medidas de descarbonização no curto prazo", afirma Lada Bemert, vice-presidente de Novos Negócios e Pesquisa da Voith Paper. "Por isso, estamos desenvolvendo e instalando soluções de alta eficiência para continuar reduzindo as emissões de CO2."

 

"As decisões do Grupo Koehler sempre atendem as três dimensões da sustentabilidade: a ambiental, a social e a econômica", diz o Dr. Stefan Karrer, diretor de tecnologia da Koehler. "Estamos muito satisfeitos por termos a Voith como a parceira certa ao nosso lado para ajudar-nos a alcançar nossas metas de sustentabilidade de longo prazo. A parceria de desenvolvimento com a Voith na área de descarbonização mostra caminhos muito interessantes para a produção de papel do futuro."

 

Foco em sustentabilidade na linha de produção 8

A eficiência no uso de recursos foi uma das premissas do projeto da linha de produção 8, como confirma Thomas Kuchinke, gerente de aplicação de Revestimento e Rebobinagem da Voith Paper. "Com sua produção de papéis-barreira sustentáveis, a Koehler Paper envia um sinal inspirador para o mercado", diz Kuchinke. "Estamos orgulhosos por termos projetado e construído essa máquina de papel de última geração em parceria com a Koehler Paper. A sustentabilidade foi uma prioridade durante todo o projeto." Desde a sua entrega pela Voith em 2019, a máquina de papel de 150 metros de comprimento vem produzindo papel-embalagem de maneira sustentável à velocidade de projeto de 1.500 metros por minuto. O coração da linha é o cilindro Yankee com mais de 7,3 metros de diâmetro – o maior Yankee do mundo. O coater, em especial, oferece um processo de secagem sem contato de alta eficiência térmica graças ao seu sistema de recuperação de calor. Além disso, os especialistas da Voith desenvolveram um sistema sustentável de gestão de água que reduz significativamente o consumo de água limpa da máquina de papel em comparação com máquinas convencionais. Por fim, a linha de produção 8 usa eletricidade 100% verde gerada pela usina hidrelétrica de Schluchsee, o que evita a emissão de 45 mil toneladas de CO2 por ano na Koehler Paper.

 

Programa de sustentabilidade 'Papermaking for Life'

Com o lançamento do programa de inovação e desenvolvimento 'Papermaking for Life', a Voith Paper apresenta tecnologias e iniciativas versáteis que abrem as portas para processos de fabricação de papel mais eficientes e sustentáveis. O programa foca os pilares de economia de água, energia e fibras, e utiliza a digitalização, inovações e parcerias para proporcionar máxima sustentabilidade à produção de papel.

 

Outra área de foco são as operações das próprias unidades mundiais da Voith.

 

Saiba mais sobre as inovações da Voith Paper na área de sustentabilidade: www.voith.com/papermaking-for-life/innovation.

 

Sobre o Grupo Voith

O Grupo Voith é uma empresa de tecnologia com atuação global. Com seu amplo portfólio de sistemas, produtos, serviços e aplicações digitais, a Voith estabelece padrões nos mercados de energia, petróleo e gás, papel, matérias-primas, e transporte e automotivo. Fundada em 1867, a empresa atualmente tem mais de 20.000 colaboradores, gera € 4,2 bilhões em ven-das e opera filiais em mais de 60 países no mundo inteiro, o que a coloca entre as grandes empresas familiares da Europa.

 

A Divisão do Grupo Voith Paper integra o Grupo Voith. Como fornecedor completo para a indústria papeleira, oferece a mais ampla gama de tecno-logias, serviços e produtos ao mercado, fornecendo aos fabricantes de papel soluções holísticas a partir de uma única fonte. O fluxo contínuo de inovações da empresa possibilita uma produção que conserva recursos e ajuda os clientes a minimizar sua pegada de carbono. Com os produtos de automação e as soluções de digitalização líderes de mercado do portfólio Papermaking 4.0, a Voith oferece aos seus clientes tecnologias digitais de ponta para aumentar a disponibilidade e eficiência de fábricas em todas as etapas do processo produtivo.

Fonte: Voith