Voltar   

Radix desenvolve solução para o setor

Notícias | Notícias | 25.11.2022




Radix desenvolve solução para aumentar a estabilidade de processo e qualidade em indústria internacional de papel e celulose


A Radix - com grande expertise na implementação de soluções inteligentes em OT/TI e ET, automação de processos e manutenção preditiva em diversos segmentos industriais desenvolveu uma solução inteligente responsável por coletar, tratar e armazenar dados do processo de produção de papel em uma indústria internacional no segmento de papel e celulose. A finalidade é otimizar e estabilizar o processo de produção, a partir da ciência de dados.

Ao analisar dados qualitativos e quantitativos da operação, a Radix desenvolveu um heatmap (mapa de calor), uma espécie de mapeamento analítico que, através de um gradiente de cores, permite a identificação e resolução das principais variáveis que antecedem eventos não planejados, tais como paradas de maquinário e quebras de folha. 

O sistema tem a finalidade de compilar em uma visualização única as informações críticas do processo para melhorar o desempenho e a estabilidade. Adicionalmente, a ferramenta proporciona análises para sugestões de otimização operacional. Por meio de monitoramento de desempenho dos equipamentos, é capaz de detectar possíveis falhas de instrumentação, além de fazer a identificação preditiva, antecipando as necessidades de manutenção, por exemplo. O sistema permite a realização de análises de tendências de oscilações e pausas na operação, sendo possível isolar fontes de instabilidade.

Entre os benefícios para o cliente, estão o aumento da estabilidade de processo, redução do tempo de paradas não planejadas e de tempo e esforço necessários para identificar as causas de falhas; alertas antecipados para a instabilidade iminente; aumento de produção; ambiente de trabalho mais seguro e o consequente aumento potencial de lucro. 

Fonte: Radix