Voltar   

Klabin adota caminhões elétricos para realizar entregas

Notícias | Notícias | 22.12.2022




Klabin reforça vocação em ESG e adota caminhões elétricos para realizar entregas no interior de São Paulo

Iniciativa foi implementada como piloto na Unidade Jundiaí Tijuco Preto (TP) e permite que a Companhia promova entregas com um processo carbono neutro, avançando na adoção de soluções que privilegiam fontes alternativas ao petróleo, com impacto positivo nas cadeias de fornecimento

 

São Paulo, 22 de dezembro de 2022 - A entrega de produtos em um processo livre do uso de combustíveis fósseis, incentivando o avanço rumo à economia de carbono neutro também para a cadeia de fornecimento. Essa é a ideia por trás da adoção de caminhões elétricos pela Klabin, que começam a ser utilizados para a entrega de papelão ondulado produzido na Unidade Jundiaí TP, no interior de São Paulo. Maior produtora e exportadora de papéis para embalagens e de soluções sustentáveis em embalagens de papel do Brasil, a Companhia avança, por meio desta iniciativa, na concretização de ações alinhadas à agenda ESG, sendo uma das primeiras empresas do País a realizar entregas aos clientes utilizando este modelo de veículo.

 

Nesta primeira etapa, quatro caminhões estão sendo testados pela Klabin. Os veículos começam a ser utilizados para realizar entregas pelo estado de São Paulo, retornando, ao final do dia, para a recarga nos totens instalados na Unidade, o que garante a neutralidade da operação. "Por meio de mais esta iniciativa, reforçamos o compromisso com o desenvolvimento sustentável e em promover uma economia de baixo carbono, engajando também a cadeia de fornecedores nessa frente. A adoção dos caminhões elétricos é um passo importante para mostrarmos, na prática, que é possível planejarmos uma logística que privilegie fontes alternativas aos combustíveis fósseis, acompanhando de perto os avanços tecnológicos que permitem avançar nesse sentido", afirma Roberto Bisogni, diretor de Planejamento Operacional, Logística, Suprimentos e TI.

 

O projeto piloto de utilização de caminhões elétricos está sendo implementado em conjunto com o Grupo LOS, parceiro de longa data da Companhia em soluções logísticas, o que contribui para a redução de emissões de gases do efeito estufa (GEE) do chamado 'Escopo 3', que discorre, entre outros pontos, sobre transporte e distribuição de produtos. "Vale destacar também que a utilização de opções logísticas mais sustentáveis traz benefícios também para toda a cadeia de valor. Neste caso em específico, os veículos elétricos contribuem para que nossos clientes avancem em suas metas de descarbonização e, por consequência, na agenda ESG, uma vez que reduz a pegada de carbono dos produtos", explica Bisogni.

 

A adoção dos veículos deve proporcionar um aprendizado importante para a Companhia, podendo ter a escala deste tipo de veículo ampliada, considerando a perspectiva de aumento do uso e disponibilidade de veículos elétricos de grande porte pelo mundo.