Os indicadores de desempenho do setor de árvores
plantadas durante o terceiro trimestre de 2022,
apresentados no Boletim Cenários IBÁ, 71ª edição,
revelam a tendência cada vez mais forte dos consumidores na busca por produtos sustentáveis para seu dia a dia.
O aumento da consciência ambiental no mundo também impulsionou a busca por produtos de origem renovável, biodegradáveis,
recicláveis e com rastreabilidade.
Deste modo, também foi possível identificar forte alta nas
exportações de celulose, que alcançou 14,2 milhões de toneladas comercializadas internacionalmente (+23,1%), o que trouxe
divisas de US$ 6,1 bilhões. EsSe foi um dos fatores que impulsionou o saldo da balança comercial do setor a totalizar US$ 7,8
bilhões (+37,9%). O papel totalizou 2,0 milhões de toneladas
comercializadas com outros países no mesmo período, crescimento de (+34,1%).
Entre os países que mais compraram celulose brasileira, a
China segue na dianteira, com a aquisição de US$ 2,3 bilhões do
produto. A América Latina desponta como principal mercado
das exportações de papel (US$ 1,5 bilhão) e painéis de madeira
(US$ 173,1 milhões).
Já no mercado interno, as vendas de papel no Brasil nos três
primeiros trimestres continuaram estáveis, com total de 4,1 milhões de toneladas comercializadas dentro do País. Já painéis de
madeira totalizaram 5,2 milhões de m³ vendidas internamente.
Em relação à produção, entre janeiro e setembro de 2022, a
celulose alcançou 18,5 milhões de toneladas (+10,4%). Já a fabricação de papel, no mesmo período, chegou a 8,3 milhões de
toneladas (+3,6%), puxado por papéis para embalagem (+7,9%)
e papéis para fins sanitários (+5,1).