Voltar   

Unidade da Unilever passa a operar com energia verde

Notícias | Notícias | 16.01.2023




Maior fábrica de detergente em pó do mundo, da Unilever, passa a operar com energia verde

A unidade começa a gerar energia renovável com biomassa de eucalipto para o processo produtivo e evitará a emissão de 37 mil toneladas de CO2 por ano. A fábrica acaba de ser destaque no prêmio "4ª Revolução Industrial Avançada", do Fórum Econômico Mundial

Legenda: Planta de biomassa da fábrica de Indaiatuba (SP) da Unilever. Crédito: Celso Doni

São Paulo, 16 de janeiro 2023 - A Unilever anuncia o início da geração de energia renovável com biomassa de eucalipto para a produção na sua fábrica de Indaiatuba (SP), a maior fábrica de produção de detergente em pó do mundo. Com investimento de 48 milhões de reais, a planta de biomassa tem capacidade para produzir 30 giga caloria/hora de energia e reduzirá a emissão de 37 mil toneladas de CO2 (gás carbônico) por ano, o que equivale a 14 quilômetros quadrados de floresta. O projeto aproxima a Unilever da sua meta de zerar as emissões das suas operações fabris, contribuindo para o combate às mudanças climáticas e o alcance do objetivo número 7, energia limpa e acessível, dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, da ONU.

 

A instalação na fábrica de Indaiatuba, que acaba de receber a certificação de "4ª Revolução Industrial Avançada" pelo Fórum Econômico Mundial, foi desenvolvida em menos de dois anos, e possui alto nível de automação industrial. A empresa ComBio é a fornecedora da madeira de eucalipto que possui a certificação Madeira Legal e será entregue à fábrica em forma de cavaco (madeira picada). O projeto consistiu na construção de uma planta de geração de energia com biomassa composta pelo sistema de transporte do material, a estação de tratamento de água, a fornalha, o tambor de vapor, filtros multiciclones e ventiladores, entre outros, e consumirá em média 216 toneladas de cavaco por dia, mobilizando cerca de oito caminhões cheios do material diariamente na fábrica.

 

"Reduzir a emissão de carbono na maior fábrica de sabão em pó do mundo requer expertise e forte engajamento no desenvolvimento sustentável. Esta operação reforça o papel de liderança da Unilever na busca por soluções aos desafios ambientais enfrentados em todo o mundo, principalmente, na luta para frear as mudanças climáticas e materializa o nosso plano estratégico de negócio, o Unilever Compass, afirma Alexandre Camiloti, líder de Supply Chain da divisão de cuidados com a casa para as Américas da Unilever.

 

Com ampla automatização instalada, a nova planta da companhia garante elevados níveis de eficiência ao mesmo tempo que elimina o uso de combustíveis fósseis. Todos os funcionários envolvidos na operação receberam treinamento de cerca de 220 horas, abrangendo os quadros operacional, técnico e administrativo. Realizados pela equipe de engenheiros da fábrica e técnicos da fabricante da fornalha, o desenvolvimento dos times envolveu análises de dados para o uso de inteligência artificial na gestão técnica, o uso de softwares de simulação de processos e análises de dados. A companhia criou uma sala de treinamento digital com computadores para fazer as simulações e maquetes 3D para as análises virtuais da área.

 

FÓRUM ECONÔMICO MUNDIAL CERTIFICA A FÁBRICA DA UNILEVER – A maior fábrica de produção de detergente em pó do mundo acaba de ser eleita por especialistas independentes para a plataforma do Fórum Econômico Mundial, que integra as melhores práticas globais em indústria avançada, chamada "Advanced Fourth Industrial Revolution (4IR) Lighthouse". A certificação reconhece o quanto a fábrica lidera a aplicação de tecnologias avançadas para impulsionar a produtividade, a sustentabilidade e a performance nos processos fabris com tecnologias e metodologias da quarta revolução industrial.

 

Esta é a quinta fábrica da Unilever no mundo a receber a certificação da Lighthouse. Além da planta de Indaiatuba, as outras fábricas são: a de Hefei e a fábrica de sorvetes TaiCang, ambas na China, a fábrica de cuidados pessoais de Dubai nos Emirados Árabes Unidos e a fábrica de cuidados domésticos de Dapada, na Índia.

 

"Sermos reconhecidos pelo Fórum Econômico Mundial enche toda a Unilever de orgulho. Ainda mais para o time da fábrica, que é uma das líderes mundiais em tecnologias avançadas e inovações da quarta revolução industrial, comprovando o quanto a companhia está preparada digitalmente, rápida, flexível e pronta para o futuro, com a colaboração de um ecossistema diverso e de um time pronto para seguir nesta trajetória. O resultado é fruto do esforço coletivo de todos os funcionários da fábrica de Indaiatuba e de Digital, que mantêm o compromisso e o envolvimento contínuo com resiliência e propósito", celebra Gerardo Rozanski, head da Unilever Brasil e líder da categoria de Cuidados com a Casa para as Américas.

 

ADOÇÃO DE BAIXO CARBONO E TRANSIÇÃO ENERGÉTICA – Ao longo dos últimos anos, a Unilever tem avançado em iniciativas para a transição de energia em todas as suas operações e também nos produtos como forma de zerar, até 2039, a pegada de carbono dos produtos desde a aquisição das matérias-primas até o ponto de venda. Esta já é a terceira fábrica da companhia no país a fazer a transição para energia renovável. A fábrica de Pouso Alegre (MG) também utiliza biomassa de eucalipto certificado e a fábrica de Valinhos (SP) utiliza cavaco de madeira reciclada. Nos produtos, a Unilever tem investido no uso de ingredientes de baixo carbono e em novas fórmulas para oferecer alternativas baseadas em plantas e produtos de limpeza isentos de combustíveis fósseis.