Voltar   

Bracell investe em simulador de operação portuária

Notícias | Notícias | 13.02.2023




Bracell investe em simulador de operação portuária para capacitar operadores em Santos

Operadores do terminal do Porto de Santos passarão por treinamento para aprimoramento de procedimentos de emergência, manobras de carregamento, descarregamento e armazenamento



A Bracell, líder global na produção de celulose solúvel, que tem investido cada vez mais em inovação e no desenvolvimento de pessoas, acaba de adotar o seu primeiro simulador de operação portuária. A companhia é a primeira do setor de celulose a disponibilizar este equipamento no Porto de Santos. O objetivo é treinar operadores de ponte rolante e guindaste de navio do terminal, para aprimoramento de procedimentos de emergência, manobras de carregamento, descarregamento, armazenamento, entre outras práticas.

“O simulador servirá para aprimorar as operações além de garantir melhor produtividade, padronização e segurança, evitando riscos aos colaboradores e proteção ao nosso produto. Reforçamos assim a melhoria contínua e qualificação profissional”, esclarece Alberto Pagano, Head de Supply Chain da Bracell.

A Bracell investiu mais de R$1 milhão na nova tecnologia, que foi desenvolvida em parceria com a Oniria, que cria soluções baseadas na elaboração de Simuladores Virtuais e Gamificação para demandas corporativas de treinamento e engajamento. Além dos colaboradores que já atuam no Porto de Santos, a tecnologia também será aplicada em processos de recrutamento e seleção e poderá ser utilizada ainda, na reciclagem e aprimoramento das operações sempre que necessário.

De acordo com Pagano, “o carregamento de celulose é diferente de outras cargas, as dimensões são diferentes, os navios e porões possuem particularidades distintas e tudo precisa ser transportado com muito cuidado, por isso o investimento neste projeto é muito importante para a companhia”.

O equipamento já está no terminal da Bracell no Porto de Santos e pronto para ser utilizado. “Primeiro os operadores passarão por um treinamento teórico para depois irem ao prático. A realidade virtual que o equipamento apresenta é realmente impressionante e os colaboradores vão operar como se realmente tivessem dentro de um navio, manuseando a carga do guindaste ao porão. É um simulador real que consegue mostrar todo o plano de carga com total precisão. Tem operadores que ficam em torno de seis horas em cima de um guindaste em um treinamento que dura cerca de um ano ou mais. Agora, esse tempo de aprendizagem pode ser reduzido em até 50%, além de oferecer muito mais conforto”, esclarece Francisco de Sousa Carvalho (Maranhão), consultor técnico no Porto de Santos.