Voltar   

Valmet se torna padrinho da Gerando Falcões

Notícias | Notícias | 17.02.2023




Engajada em ter um papel social ativo e transformador da realidade do Brasil, a Valmet é a mais nova apoiadora do ecossistema Gerando Falcões, que atua em periferias e favelas fomentando a qualificação profissional e proporcionando experiências por meio da cultura e do esporte para quem mora nessas comunidades. A rede, que existe há 11 anos, atua como um propulsor de geração de renda para famílias em situação de vulnerabilidade social, além de auxiliar jovens e adultos no mercado de trabalho.

O projeto foi criado pelo empreendedor e ativista Eduardo Lyra para realizar a transformação social e mudar a realidade das periferias. Atendendo mais de 1.200 famílias, a Gerando Falcões é um ecossistema que oferece serviços de educação, desenvolvimento econômico e cidadania para as comunidades brasileiras, com foco em quatro pilares: educação, esportes, cultura e renda. A doação da Valmet, que é líder global no fornecimento e desenvolvimento de tecnologias, automação e serviços para os segmentos de celulose, papel e energia, será direcionada ao programa “Circuito Inclusão”, que proporciona lazer e esportes para pessoas com deficiência.

“A Agenda Sustentabilidade 360º da Valmet abrange aspectos ambientais, sociais e de governança como parte integrante de nossa estratégia. Nós nos esforçamos para ser um cidadão corporativo responsável e entendemos que é muito importante agir localmente e criar um impacto positivo nas regiões onde operamos. Com base nesse objetivo, realizamos ações em diferentes setores e programas locais. Dentro dos temas propostos, nossos colaboradores votaram em programas a serem patrocinados no Brasil e no Chile”, afirma o presidente da Valmet da América do Sul, Celso Tacla.

No Chile, a instituição Gente de la Calle foi a mais votada. A iniciativa enfrenta problemas urbanos, promovendo sua erradicação, influenciando políticas públicas, articulando redes e gerando ações de proteção para pessoas em situação de rua e grupos especialmente vulneráveis. “Nós somos muito gratos por poder ajudar pessoas necessitadas e melhorar sua situação de vida”, completa Tacla. 

No caso da instituição Gerando Falcões, a multinacional apoia, em específico, o “Circuito Inclusão”, um projeto sem fins lucrativos para promover lazer e atividades recreativas inclusivas para pessoas com deficiência, ampliando o acesso dessas pessoas ao lazer, esporte e desenvolvimento social. A iniciativa conta um fluxo de voluntários que atuam nos eventos promovidos e nos polos esportivo e cultural. “Garantir direitos às pessoas em situação de vulnerabilidade é a estratégia da rede Gerando Falcões para erradicar a pobreza da favela. Agora, assegurar os direitos de aprendizagem, esporte, cultura e lazer para pessoas com deficiência e seus familiares, que também estão em contextos de extrema vulnerabilidade social, é ainda mais esporádico, apesar de ser extremamente relevante para nossa sociedade. Essa é a transformação social que a Valmet está fazendo com o apoio ao Circuito Inclusão: a superação das barreiras que limitavam o desenvolvimento de pessoas com deficiência. Isso é extraordinário!”, destaca a gerente da Rede de Líderes do Gerando Falcões, Andréia Lima Schunemann. 

Programa de Responsabilidade Social 

Como parte da Agenda de Sustentabilidade 360º, a Valmet possui um Programa de Responsabilidade Social que visa contribuir para o bem-estar da sociedade e do meio ambiente local e global. A iniciativa concentra-se em três pilares que promovem a ciência, a natureza e a igualdade de oportunidades: “Oportunidades iguais para o bem-estar”, “Rumo ao futuro com a ciência” e “Protegendo o planeta para as próximas gerações”. O programa atua em âmbito global na América do Norte, América do Sul, Europa, Oriente Médio, África, China e Ásia-Pacífico. Anualmente, a empresa dedica € 150.000 para diversos projetos locais dessas regiões. 

Na Ásia-Pacífico, a Valmet colabora com a The Mirror Foundation para apoiar três escolas rurais com mais de 900 alunos. O programa visa melhorar as condições das instituições de ensino, construindo com melhores instalações sanitárias, disponibilizando água potável, além de reformar uma biblioteca para melhorar o aprendizado. Na região da EMEA, a empresa apoia um orfanato em Jelenia Góra, na Polônia, que se dedica ao bem-estar e educação dos menores residentes.

Na China, a Valmet mantém sua tradição de mais de 12 anos de conceder bolsas de estudos para alunos de graduação em três universidades do setor e estabelece novas bolsas de estudo para alunos de pós-graduação em cinco universidades do setor em colaboração com uma fundação local. Por meio das bolsas, a Valmet quer apoiar o desenvolvimento de talentos industriais e promover a inovação na indústria de papel e celulose. Já na América do Norte, a organização selecionada auxilia crianças com doenças críticas a terem seu desejo de mudança de vida atendido.

“A Valmet opera em mais de 40 países e tem 17.500 funcionários, razão pela qual nossas operações têm impacto em inúmeras comunidades ao redor do mundo. O programa de responsabilidade social concentra-se em projetos que contribuam local e positivamente. Quero agradecer calorosamente a todas as pessoas da Valmet que contribuíram no processo de seleção e no estabelecimento das parcerias locais”, finaliza a vice-presidente sênior de marketing, comunicação, sustentabilidade e relações corporativas da Valmet, Anu Salonsaari-Posti. 

Fonte: Valmet