Voltar   

Missão Salesiana irá capacitar 120 pessoas

Educação e Carreiras | Notícias | 17.02.2023




Com apoio da Suzano, Missão Salesiana irá capacitar 120 pessoas para o mercado de trabalho

 

  • Iniciativa faz parte do Projeto Conexão Profissional, que tem como objetivo, além da qualificação profissional, conectar pessoas e empresas a profissionais em busca de oportunidades.
  • Lista on-line de profissionais que integram o projeto pode ser consultado por meio da página https://missaosalesianacjja.org.br/page-profissionais/

Com o apoio da Suzano, referência global na fabricação de bioprodutos desenvolvidos a partir do cultivo de eucalipto, o Centro Juvenil Jesus Adolescente, da Missão Salesiana, irá qualificar mais 120 pessoas para o mercado de trabalho somente no primeiro trimestre deste ano, em Três Lagoas (MS). A iniciativa faz parte do Projeto Conexão Profissional, desenvolvido por meio de uma parceria entre companhia e a instituição, com o objetivo de gerar trabalho e renda ao conectar pessoas desempregadas e em situação de vulnerabilidade econômica a oportunidades de empregos.

"Estamos começando o ano de 2023 com o pé direito, ao lançarmos, em parceria com a Missão Salesiana, mais uma etapa desse projeto de formação profissional e inclusão no mercado de trabalho. A Suzano acredita e defende a construção de uma sociedade mais justa e igualitária e, para isso, precisamos fazer o nosso dever de casa e ser exemplo na colaboração para que essas pessoas possam ingressar no mercado de trabalho, adquirir renda o suficiente para manter suas famílias e, futuramente, almejar novas oportunidades. O projeto Conexão Profissional é um (excelente) começo dessa transformação", ressalta Israel Batista Gabriel, coordenador de Desenvolvimento Social da Suzano em Mato Grosso do Sul. 

A iniciativa, completa o gestor, está alinhada à meta de longo prazo da Suzano de contribuir para a redução de desigualdades sociais e para a retirada de 200 mil pessoas da linha da pobreza nas regiões onde mantém operações até 2030.

Ao todo, serão seis cursos profissionalizantes realizados nesse primeiro trimestre: barbearia, depilação, jardinagem, maquiagem, manutenção de celular e marketing digital, sendo cerca de 20 vagas para cada formação.  As inscrições foram abertas na semana passada e, somente nos três primeiros dias, já somavam em torno de 500 pessoas interessadas, conforme comemorou Sadi Silva, coordenadora do Centro Juvenil Jesus Adolescente.

"Só temos o que comemorar com os resultados que estamos obtendo até o momento. Temos uma longa história voltada para a promoção da educação e qualificação profissional em Três Lagoas, mas este projeto está virando referência. O número de pessoas interessadas em buscar qualificação profissional nos surpreendeu. Isso mostra que a população está reconhecendo o projeto e que ele está trazendo os resultados esperados. Agora, vamos iniciar o processo de seleção das pessoas interessadas, levando em consideração os pré-requisitos para participar do projeto e a ordem de chegada das inscrições", completa.

Aqueles que não forem selecionados nesta etapa serão inseridos em uma lista de espera, podendo ser chamados em caso de desistências ou para formações futuras. Uma nova etapa do projeto, antecipa a coordenadora, está prevista já para abril deste ano.

Projeto Conexão Profissional
A parceria entre Suzano e Missão Salesiana foi lançada em setembro do ano passado. Desde então, cerca de 300 pessoas em situação de vulnerabilidade socioeconômica receberam qualificação profissional pelo projeto; a grande maioria delas, mulheres.

Uma das alunas formadas pela iniciativa foi Cláudia Regina Leal, participante do curso de Asseio e limpeza de áreas comercial e residencial. Segundo ela, a qualificação foi essencial para fortalecer a preocupação com processos mais seguros e sustentáveis no cotidiano profissional. A profissional já trabalhava no ramo de limpeza de interiores e, com os conhecimentos adquiridos, disse ter otimizado a forma de atuação.

"Participar do curso de Limpeza me ensinou a utilizar produtos de maneira certa e como é importante o uso dos EPIs (Equipamentos de Proteção Individuais). Tenho certeza de que o curso vai me ajudar a permanecer no meu trabalho e possibilitará novas oportunidades, caso eu saia do meu emprego. Também aprendi a como me apresentar para o trabalho, seja com as roupas, seja na forma de falar. Tudo isso me ajuda com o meu serviço", complementa.

Elo com empregadores
Paralelamente às qualificações profissionais, o projeto também pretende intensificar as ações de parcerias e contato com empregadores em potencial. "O primeiro passo foi qualificar as pessoas. Agora, pretendemos intensificar o contato com as empresas para auxiliar essas pessoas a ingressarem no mercado de trabalho, o que até então não era possível. Então, vamos atuar, a partir deste ano, em duas frentes: qualificação e apoio para inserção no mercado", completa Sadi Silva.

De acordo com Gabriel, a inserção no mercado de trabalho é essencial para reverter o quadro da desigualdade social hoje existente em todo o Brasil. "O nosso objetivo é ir além de qualificar essas pessoas e direcionar o maior número de capacitados possíveis para as vagas de emprego existentes, fazendo, como o nome do projeto diz, essa conexão entre aqueles que buscam por empregos e aqueles que precisam de mão-de-obra e serviços", completa.

Para ter acesso à lista com os(as) profissionais qualificados(as) pelo projeto, basta acessar a página https://missaosalesianacjja.org.br/page-profissionais/. Nela, você poderá filtrar de acordo com a área que precisa ou conferir a lista completa.

Como se inscrever

O projeto é destinado para pessoas com 18 anos ou mais, residentes em Três Lagoas e que comprovem renda familiar por pessoa de até R$ 518,00 por mês. Quem estiver interessado(a) em fazer parte do Conexão Profissional deve preencher o formulário de pré-cadastro no site da Missão Salesiana pelo endereço eletrônico: https://missaosalesianacjja.org.br/conexao/.

As pessoas interessadas também podem entrar em contato pelo WhatsApp oficial, número (67) 9 9848-8396, ou na sede do Centro Juvenil (Avenida Dom Bosco, 221 – Vila Piloto).