Voltar   

Papirus conquista três prêmios de embalagem

Eventos e Exposições | Notícias | 08.03.2023




O desenvolvimento de produtos inovadores e sustentáveis na área de embalagens levou a Papirus, uma das maiores fabricantes de papelcartão do País, a conquistar três troféus Roberto Hiraichi 2023, no último dia 28 de fevereiro, na 30ª Edição do Prêmio Brasileiro de Embalagem Embanews, promovido pela revista Embanews. O reconhecimento foi concedido a dois projetos de embalagens e um de produtos nas categorias Marketing e Sustentabilidade.

 

"Estes prêmios são um importante reconhecimento dos nossos esforços para levar ao mercado produtos e soluções sustentáveis, renováveis e inovadoras, que proporcionam uma experiência diferenciada ao consumidor, com a garantia de qualidade dos nossos papéis", afirma Amando Varella, Co-CEO e diretor Comercial e de Marketing da Papirus.

 

Na categoria Marketing, a Papirus foi premiada pelo desenvolvimento da Linha Cacao Zoo, na subcategoria 'Linha diferenciada de produto pela embalagem'. Já em Sustentabilidade, os destaques foram para o papelcartão Vitacycle, na subcategoria 'Matéria-prima sustentável (desenvolvimento ou aplicação)', e para a embalagem Vitabox, na subcategoria 'Processo sustentável para a reciclabilidade dos materiais'.

 


Divulgação
 

A Vitabox é uma embalagem sustentável e renovável destinada ao mercado de delivery, take away e fast food, e foi desenvolvida pela Papirus em parceria com Irani Papel e Embalagem -, para a marca de gastronomia do Pão de Açúcar, a Cheftime. Composta por papelcartão nos recipientes internos, e papelão ondulado na caixa externa, a embalagem é 100% reciclável, com os potes produzidos com fibras provenientes de base florestal renovável. A caixa externa foi desenvolvida com matéria-prima reciclada, oriunda de aparas de papelão ondulado pós-consumo, e também faz parte de uma cadeia de economia circular, já que pode retornar ao processo produtivo para se transformar em novas embalagens.

 

Já a Linha Cacao Zoo, que se destacou pela inovação das embalagens, foi criada para a linha de chocolates zoo da CacauTello. Desenvolvida pela Papirus em parceria com a consultoria SIDE (Sistema Integrado da Diversidade de Embalagens) - desde a conceituação até a especificação técnica do papelcartão -, a embalagem traz partes destacáveis retratando imagens de macacos, vacas, araras, girafas e elefantes, que se transformam em um brinquedo para as crianças. Com características específicas devido ao formato de cada bicho, o desenvolvimento dessas embalagens foi um trabalho técnico complexo, já que as partes destacáveis precisavam ter resistência para suportar os processos gráficos, de envase e logístico, e, ao mesmo tempo, serem fáceis para uma criança destacar.

 

Já o Vitacycle é um papelcartão certificado, com 40% de material reciclado, sendo 30% pós-consumo e adequado para diversos tipos de uso. Este produto faz parte do programa Papirus Circular, uma iniciativa sustentável, moderna e inovadora dentro dos conceitos de ESG (Environmental, Social and Governance), desenvolvida em parceria com a cleantech Polen, que, além de apoiar a estruturação das cooperativas, através da tecnologia blockchain, atesta a rastreabilidade da logística reversa. O Vitacycle também atende à busca crescente das grandes marcas por embalagens mais sustentáveis, impulsionada pela mudança de comportamento de um consumidor cada vez mais interessado nos caminhos que os produtos percorrem, desde a obtenção das matérias-primas, passando pelos processos de fabricação até a destinação final do resíduo de suas embalagens.
 

"Todos os projetos premiados refletem o DNA transformador da Papirus, que sempre atuou com o objetivo de oferecer produtos sustentáveis e soluções customizadas que atendam às especificações de cada end-user. Isto inclui avaliar as necessidades dos consumidores, prestar suporte às marcas sobre seus sistemas de embalagem e auxiliar no desenvolvimento da embalagem ideal para cada produto, com base nas últimas tendências e inovações", enfatiza Varella.

 

Os prêmios serão entregues em Cerimônia de Premiação dia 27 de abril. Na ocasião, serão apresentados ainda os vencedores dos prêmios Destaque e Melhor Embalagem do Ano.
Fonte: Divulgação