Voltar   

Suzano incentiva o protagonismo de mulheres

Notícias | Notícias | 08.03.2023




Suzano incentiva o protagonismo de mulheres em sua operação florestal

A gerência da Unidade de Negócio Florestal da empresa em São Paulo é conduzida por Thais Maria Millani, uma das primeiras mulheres a atuar nesse cargo na companhia

 

No mês da mulher, a Suzano, referência global na fabricação de bioprodutos desenvolvidos a partir do cultivo de eucalipto, reforça a importância de celebrar a igualdade de gênero dentro e fora de suas operações. Por isso, a companhia reafirma a sua diretriz, até 2025, de ter 30% de seus cargos de liderança ocupados por mulheres, compromisso que inclui a Unidade de Negócio Florestal da empresa em São Paulo (UNF-SP).

Um dos exemplos de mulheres que atuam na liderança da companhia é o da engenheira florestal e mestra em agronomia, Thais Maria Millani, que, aos 33 anos, chegou ao cargo de gerente executiva da Unidade de Negócio Florestal da Suzano em São Paulo, sendo uma das primeiras mulheres a atuar nessa função na empresa.

Essa não foi a primeira conquista da gestora. Ela iniciou a sua carreira profissional na Suzano como trainee, sendo contratada em seguida pela companhia como gerente de Colheita Florestal, primeira mulher a ocupar o cargo em todo o País. “Fui a responsável em abrir novos caminhos de diversidade nessa área (principalmente para as mulheres). A equipe contava com aproximadamente 500 profissionais, sendo que a maioria das vagas eram ocupadas por homens. Me sinto honrada em atuar nesta área e ser a primeira mulher a exercer esse cargo. Pessoas e Negócios Sustentáveis são as minhas paixões. Realizo o meu trabalho com propósito, dando sentido ao meu desenvolvimento, das pessoas envolvidas e do negócio”, destaca a gerente.

Hoje, ela lidera um time de mais de quatro mil pessoas que plantam e formam florestas sustentáveis para abastecer as fábricas da Suzano em São Paulo. De acordo com Thaís Maria Millani, o desempenho das mulheres no campo é inspirador. “Elas são determinadas e atuam com orgulho. Dia a dia conquistam um ‘pedacinho’ do seu espaço, trazendo benefícios para as pessoas com quem convivem e ao ambiente, que fica mais acolhedor”, enfatiza.

Na Unidade de Negócio Florestal em São Paulo as colaboradoras atuam em diversas funções. “Temos em nosso ambiente operadoras e mecânicas competitivas e cuidadosas com os equipamentos, motoristas seguras e eficientes, auxiliares e técnicas que são exemplos de dedicação, supervisoras fortes e gentis, coordenadoras e gerentes engajadas”, finaliza a gestora.

Segundo a gerente de Gente e Gestão da Suzano, Aline Carvalho, a diversidade de perfis é essencial. Além de mulheres em cargos de liderança, a unidade já conta com 100% das vagas de estágio técnico preenchidas por mulheres. “Por meio de programas e ações que contemplam inclusão social e promoção da igualdade de gênero, temos registrado o crescimento constante de mulheres na Unidade de Negócio Florestal. A Suzano acredita que só é bom para nós, se for bom para o mundo e a criação de um ambiente de trabalho mais diverso é o caminho para a construção de uma sociedade mais justa e igualitária”, ressalta Aline.