Voltar   

Suzano e Raiar Orgânicos fazem parceria

Notícias | Notícias | 10.03.2023




Suzano e Raiar Orgânicos fazem parceria para recuperação do solo e plantio de grãos orgânicos no interior paulista


A Suzano, referência global na fabricação de bioprodutos desenvolvidos a partir do cultivo de eucalipto, e a Raiar Orgânicos, empresa de proteínas orgânicas, fecharam uma parceria para a recuperação de solos degradados e o plantio de lavouras de grãos orgânicos (como milho e soja) no município de Iaras, no interior paulista.

 

O projeto-piloto, que abrange inicialmente 10 famílias do assentamento da reforma agrária Zumbi dos Palmares, totaliza 14 hectares e faz parte do projeto “Mapa de Oportunidades” da Suzano, que tem como objetivo identificar iniciativas de outros parceiros que tenham sinergia com a meta da empresa de retirar 200 mil pessoas da linha de pobreza nas áreas onde tem atuação até 2030.

 

“Na Suzano entendemos que é só é bom para nós se for bom para o mundo, por isso, trabalhamos incentivando o desenvolvimento das comunidades onde atuamos. Com essa iniciativa será possível apoiar os agricultores familiares por meio do aprimoramento de técnicas voltadas para o cultivo de orgânicos, potencializando a aptidão já existente na comunidade”, diz Ludmila Garrossino, analista de Desenvolvimento Social da Suzano.

 

A primeira etapa do projeto, que se estenderá ao longo de 2023, é recuperar solos hoje com pastagens degradadas - uma das principais fontes de emissões de gases de efeito estufa no País - para o posterior plantio de milho e soja orgânicos. Os grãos são a base da ração orgânica utilizada pela Raiar para alimentar seu plantel de galinhas orgânicas na granja localizada no município vizinho de Avaré, também em São Paulo. A granja possui atualmente 80 mil galinhas orgânicas e tem capacidade para alojar até 700 mil nos próximos anos.

 

Segundo Luis Barbieri, co-fundador da Raiar Orgânicos, transformar pastos abandonados em lavoura orgânica vai além de elevar a renda para o produtor rural. “A regeneração do solo diminui as emissões de gases de efeito estufa e coloca o pequeno produtor rural como protagonista da transformação da paisagem rural brasileira para um modelo verdadeiramente sustentável.” Na parceria, a Suzano participa com o investimento para a compra de insumos agrícolas entregues aos produtores rurais pela Raiar, que também oferece assistência técnica rural, apoio na certificação e garantia de compra de 100% do que for produzido pelas propriedades da rede de produtores orgânicos de grãos, com prêmio de 30% sobre o valor do grão convencional. A Prefeitura de Iaras também contribui com a disponibilização de equipamentos para o preparo do solo.

 

Além do assentamento Zumbi de Palmares, Suzano e Raiar mapearam outros dois assentamentos-alvos para a extensão das ações. Em comum, esses locais têm famílias em situação de vulnerabilidade, a necessidade de diversificação e agregação de valor na produção (hoje focada sobretudo em gado, apicultura e em frutas, legumes e verduras) e um total estimado de 90% de sua área com pastos em degradação.

 

Sobre a Raiar

A Raiar Orgânicos é uma empresa nacional de proteínas orgânicas, começando pelos ovos. Lançada em 2022, a empresa tem em seu modelo de negócio a tecnologia, o fomento ao pequeno produtor rural e o bem-estar animal, tripé para dar escala e tornar o orgânico possível para todos, de quem planta a quem consome. www.raiarorgânicos.com.br

Fonte: Suzano