Voltar   

Valmet inicia trânsito da maior prensa de lavagem

Notícias | Notícias | 13.04.2023




Valmet inicia trânsito global da maior prensa de lavagem do mundo para Projeto BioCMPC

Com 300 toneladas e capacidade de lavagem de polpa marrom de celulose de 6.200 adt/dia, a prensa TwinRoll Press Forward 2288 será transportada do porto de Sundsvall, na Suécia, em direção à Guaíba, no Rio Grande do Sul

A Valmet, desenvolvedora e fornecedora de tecnologias, sistemas de automação e serviços para as indústrias de celulose, papel e energia, alcançou um marco importante na engenharia global ao fabricar a maior prensa de lavagem de polpa marrom do mundo para produção de celulose. O projeto, que está em execução há quatro anos, representa a maior entrega feita até hoje pela multinacional finlandesa ao Projeto BioCMPC. O processo de desenvolvimento das duas prensas de celulose, TwinRoll Press Forward 2288, tem sido realizado na Suécia e ambas as máquinas pesam 300 toneladas cada. As novas prensas farão parte do projeto de modernização da CMPC para aumentar a produção de celulose de eucalipto de 4.750 adt para 6.200 adt, na fábrica de Guaíba, no Brasil. 

Nos primeiros dias de abril, a primeira “wash press” iniciou o trânsito global até o Brasil e tem duração estimada de um mês para chegar ao país. O transporte desse enorme equipamento exigiu preparação minuciosa e atenção aos detalhes. A segunda máquina já está sendo preparada para embarque em breve. 

Excelência operacional, desenvolvida ao longo de décadas de experiência

A trajetória da Valmet na tecnologia de prensa de lavagem de celulose e desaguamento começou em 1954 e progrediu ao longo de oito décadas, resultando em seis gerações aprimoradas de prensas de lavagem TwinRoll Evolution. As prensas de lavagem são usadas em todas as posições de lavagem na linha de fibras. A TRPF 2288 faz parte da sexta e última geração no caminho de desenvolvimento da multinacional, combinando os melhores aspectos do maquinário, know-how de processo e automação.

“A nova TRPF 2288 tem capacidade de produção 15% maior em comparação com a maior prensa anterior da Valmet, a TRPE 2084. Ela também oferece aos fabricantes de celulose maior eficiência de lavagem e disponibilidade, minimizando os custos operacionais e de manutenção”, explica o engenheiro sênior de engenharia de máquinas para linha de fibra da Valmet, Jonas Orgård. 

Solucionando desafios inerentes à fabricação de máquinas gigantes

A fabricação dessas prensas de lavagem demandou expertise e cuidado da fábrica da Valmet, visto que seus componentes eram maiores e mais pesados do que qualquer outro fabricado anteriormente na história da empresa. Graças às duas novas máquinas de moagem de última geração e o trabalho em equipe dos times de desenvolvimento e de serviços, as prensas foram fabricadas com sucesso.

“Temos a vantagem de ter a fábrica localizada perto do Centro de Tecnologia em Sundsvall, o que permite uma cooperação muito estreita. A fabricação de equipamentos tão grandes não teria sido viável de outra forma”, complementa Jonas. 

Desafios logísticos e de transporte

Transportar a maior prensa de lavagem do mundo é um processo complexo e desafiador que requer planejamento, coordenação e experiência. Este caso é bastante especial, já que, normalmente, equipamentos deste porte inicialmente são transportados por estradas de Sundsvall a Gotemburgo por veículos especializados, projetados para lidar com cargas pesadas e, então, até o destino por navio. Mas esse processo não funcionaria para as prensas TRPF 2288.

“A TRPF 2288 é tão grande e pesada que tivemos que encontrar uma solução alternativa de transporte. Decidimos transportá-la diretamente de Sundsvall para o cliente em um navio fretado. Nunca fizemos isso para um equipamento antes, o que torna esse tipo de desafio logístico realmente interessante de se trabalhar”, complementa o responsável pela logística de projetos e da linha de negócios de Celulose e Energia da Valmet, Jenny Sjöberg. 

A prensa de lavagem teve que ser preparada para o transporte, com o desmonte em seções gerenciáveis para o devido deslocamento até o porto de Sundsvall. Após essa etapa inicial, as seções foram carregadas ao navio e devidamente protegidas para transporte até o Brasil pelo Oceano Atlântico. Assim que o equipamento chegar ao país, a Valmet remontará o equipamento e realizará os testes necessários para assegurar a devida operacionalização da prensa.