Voltar   

Projeto Líderes transforma jovens em agentes sociais

Educação e Carreiras | Educação | 01.07.2011




O Projeto Formação de Líderes, criado em 2002 pelo Grupo Lwart, oferece aos jovens do ensino médio da cidade de Lençóis Paulista e região, no interior de São Paulo, uma chance de descobrir como desenvolver suas habilidades para uma liderança participativa e positiva na comunidade.

Os jovens são estimulados a pensar no bem coletivo e a desenvolver projetos sociais que saem do papel e são implantados na comunidade, fortalecendo o senso de responsabilidade, a autoestima e a liderança dos participantes. A atuação social é percebida de maneira especial na escola e nos grupos em que convivem, ao assumirem papéis importantes na mobilização de mais pessoas.
Adolescentes de 14 a 18 anos são selecionados nas escolas particulares e estaduais da região por meio de fichas de inscrição, dinâmicas em grupo e entrevistas para participarem do programa que tem duração de 10 meses. Durante este período, os alunos têm encontros de duas a três vezes por semana com aulas teóricas e práticas sobre comunicação, política, técnicas de negociação, trabalho em equipe, planejamento, valorização individual edo estudo, responsabilidade social e raciocínio crítico.

Ao final do programa, os jovens estão aptos a se tornarem multiplicadores de ações sociais. Eles desenvolvem seus próprios projetos, captam recursos, envolvem órgãos públicos e seguem com ideias que visam o bem coletivo. “Este projeto tem o objetivo de formar jovens comprometidos com o desenvolvimento social”, explica Eliane Oliveira, gerente de marketing corporativo do Grupo Lwart.

Atualmente, estão em andamento 15 projetos com temas variados, desenvolvidos pelos participantes e líderes já formados. Entre eles, estão programas de conscientização para graves problemas sociais, como campanha de estímulo a motoristas não consumirem bebidas alcoólicas antes de dirigir, de estímulo à denúncia de agressões e abusos infantis, além de programas ligados ao fortalecimento de valores de cidadania e preocupação ambiental.

Os adolescentes beneficiados pelo projeto entendem que a responsabilidade de construir um mundo melhor também é deles e, hoje, enxergam que fazem parte da resolução dos problemas da vida em sociedade e podem elaborar suas propostas.

Fonte: Assessoria de Imprensa da Lwart