Voltar   

Setor de papel e celulose do Paraná recebe laboratório

Educação e Carreiras | Notícias | 01.12.2011




O Sinpacel-Sindicato das Indústrias de Papel, Celulose e Pasta de Madeira para Papel, Papelão e Artefatos de Papel e Papelão do Estado do Paraná, inaugura no próximo dia 02 de dezembro o novo Laboratório de testes físicos em amostras de celulose, pasta de madeira, papel, cartão e papelão. O laboratório contou com o apoio do Serviço Nacional da Indústria - Senai/Fiep e com a ABTCP – Associação Brasileira Técnica de Celulose e Papel.

O Laboratório pretende atender às demandas do setor, bem como realizar pesquisas desde a matéria-prima até o acabamento final. Entre os ensaios que serão realizados no Laboratório de testes físicos do Sinpacel estão, Moagem e refino de pastas celulósicas; Desagregação das fibras celulósicas para formação de folhas; Determinação da resistência à drenagem de pastas celulósicas (Schopper Riegler); Formação e secagem de folhas de papel; Classificação de fibras celulósicas; Resistência à flexão de papel e cartão; Teor de cinzas em papel, cartão, papelão e outros materiais; Teor de umidade em em papel e pastas celulósicas, papelão e cartão; pH de soluções; Espessura de papel, cartão e papelão; Resistência ao rasgo de papéis e cartões; Opacidade , alvura, cor e brancura do cartão e papel; gramatura do papel e papelão; resistência ao esmagamento de disco, compressão de coluna, RCT, CMT, CCT em papel e papelão; Resistência à tração, Resistência à úmido,comprimento de auto ruptura, elongação e T.E.A. de papel e cartão; Resistência à delaminação de papel e cartão; Resistência ao arrebentamento do papel; Resistência ao arrebentamento de cartão e papelão; Absorção de água (Cobb) em papéis e cartões. Para papéis sem colagem - Teste da Gota e cestinha (tempo e capacidade de absorção em papel tissue); Medidas internas da caixa de papelão; Consistência da polpa em suspensão; Absorção de tinta K&N; Esmagamento de tubetes; Resistência ao atrito do papel e papelão.

A equipe do Sinpacel é formada por uma engenheira química, responsável pelo laboratório e três técnicas em celulose e papel que realizam as análises de acordo com as normas da ABNT, em equipamentos calibrados regularmente, mantendo assim a confiabilidade dos resultados.
Estes ensaios serão realizados dentro de normas técnicas ou procedimentos usuais atualizados, em equipamentos aferidos regularmente, de modo a atender as empresas com um serviço de qualidade, garantindo a exatidão dos resultados fornecidos. O laboratório será utilizado principalmente pelas empresas associadas e para empresas não associadas.

Segundo o diretor presidente do Sinpacel, Rui Gerson Brandt, este é um grande avanço para as indústrias do setor no Paraná, pois o laboratório é um dos mais bem equipados no sul do país. Brandt diz que a indústria paranaense  participou com 21,1 % da produção nacional de papel em 2010, contra 20,8% em 2009. Para 2011 espera-se a manutenção dessa participação, com um crescimento da produção sobre 2010 estimado em 3,8%. Já a produção de celulose, que em 2010 atingiu 1.473.336 ton, ou 10,4% do total nacional, deve ter um crescimento em 2011 ligeiramente inferior ao do papel, ficando ao redor de 3,5%.

 

Fonte: AI Sinpacel