Voltar   

19o Seminário de Recuperação e Energia

Notícias | Recuperação e Energia | 31.05.2012




Dividido em quatro painéis estratégicos, o 19º Seminário de Recuperação e Energia promovido pela Associação Brasileira Técnica de Celulose e Papel (ABTCP), em parceria com a empresa Fibria e patrocínio da Metso S.A., contemplou o universo das caldeiras de recuperação do parque industrial brasileiro.

O primeiro deles discutiu a capacidade das caldeiras de recuperação das fábricas brasileiras, que evoluiu consideravelmente ao longo dos anos. O seminário pontuou exatamente esse avanço e a questão da sua eficiência energética, estabilidade operacional e tempo de campanha dessas caldeiras.

De mesma importância, a qualificação da mão de obra responsável pela operação dessas caldeiras também foi outro ponto alto da discussão. A necessidade de treinamentos constantes, da fixação do profissional no emprego fabril e da compreensão da cultura do colaborador por parte dos seus superiores, foram amplamente abordados.

Os dois painéis seguintes trataram dos assuntos do aperfeiçoamento de processos operacionais, novos equipamentos e da área de manutenção e segurança e dos Procedimentos de Parada de Emergência (PPE). A NR-13 também entrou em questão, em assunto discutido pelos representantes do setor no Comitê de Estudos, presentes na ocasião.

O evento foi realizado na unidade da Fibria Celulose em Jacareí, São Paulo, entre os dias 24 e 25 de maio e reuniu mais de 70 profissionais do setor, de várias empresas no Brasil.

 

Thais Santi
Jornalista Revista O Papel